Paulo Octávio propõe isenção de IR para contratos de primeiro emprego



Os jovens com idade entre 16 e 21 anos que estejam procurando seu primeiro emprego poderão ter a entrada no mercado de trabalho facilitada, caso seja aprovado projeto de lei do senador Paulo Octávio (PFL-DF). Pela proposta, as empresas que contratarem brasileiros nessas condições poderão deduzir em dobro, do cálculo do Imposto de Renda, as despesas com salários, encargos sociais e formação profissional desses empregados. O projeto está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), de onde seguirá para tramitação terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Conforme o projeto, para haver a dedução, o jovem empregado precisa estar regularmente matriculado e freqüentando curso de qualquer grau do sistema formal de educação. Para fazer a dedução no Imposto de Renda, o contrato de trabalho deverá ter duração superior a um ano.

Outra exigência à empresa que requisitar a dedução é a de estar em dia com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O descumprimento desses requisitos sujeitará o empregador a multa de 1 mil Ufirs, a ser destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com Paulo Octávio, as novas tecnologias de produção afetam drasticamente a demanda de força de trabalho, já que elas exigem mão-de-obra cada vez mais versátil e adaptada aos novos tempos, o que torna difícil obter e manter emprego, quanto mais o primeiro. -O presente projeto busca, por um lado, promover a integração natural do jovem estudante no mercado de trabalho, conjugando a sua educação formal com a obtenção de capacitação e experiência profissional. Do outro lado, sob o aspecto de interesse das empresas, pretende atuar no nível de capacitação da força de trabalho para acompanhar a evolução das técnicas produtivas-, justifica o senador.



25/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio propõe incentivo para contratação de jovens, facilitando acesso ao primeiro emprego

Paulo Octávio: imposto único é a solução para emprego

Paulo Octávio propõe notas de real em tamanho diferenciado para facilitar identificação por cegos

Paulo Octávio propõe tributo nacional único

Paulo Octávio propõe substituição de dez impostos federais por imposto sobre cheques no valor de 2%

Paulo Davim propõe isenção de imposto de renda e aposentadoria para portadoras de doença pulmonar rara