Paulo Octávio quer priorizar fidelidade partidária



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) pediu nesta segunda-feira (19) que seja votado -em regime de urgência- o projeto que institui a obrigatoriedade da fidelidade partidária. Ele lembrou que apenas nos primeiros dois anos da última legislatura 176 parlamentares trocaram de partido, -prova de que o eleitor já não mais detém o controle de suas escolhas-.

- Convenhamos que se trata de uma indecência, uma verdadeira traição, o fato de um eleitor esposar a ideologia de determinado partido, votar em suas proposições e em seu programa, para, logo em seguida, o candidato que ele elegeu simplesmente trocar de sigla - mormente por interesse em vantagens pessoais - deixando seu eleitorado a ver navios, perdido, confuso, desconfiado, decepcionado e, o que é pior, cada vez mais desacreditado com relação à classe política, o que gera um apatia muitas vezes patologicamente irreversível - afirmou.

O senador Marco Maciel (PFL-PE) disse que a reforma política vem sendo adiada desde o início da redemocratização do Brasil. Para ele, este é o momento ideal para debater e aprovar as alterações na legislação eleitoral, porque o próximo ano haverá eleições municipais.

- Até no campo econômico, as reformas políticas são necessárias e ajudam a melhorar a imagem do Brasil no exterior - assinalou Marco Maciel.

Paulo Octávio disse que o governo está preocupado em viabilizar as reformas tributária e previdenciária e que cabe ao Congresso Nacional liderar um processo que privilegie as propostas da reforma política paralelamente às demais reformas.

- Propostas que hoje correm o risco de cair no esquecimento, de serem uma vez mais postergadas e desconsideradas, em nome de emergências estruturais de cunho econômico que põem em xeque a governabilidade da administração federal recém eleita - concluiu.



19/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PAULO HARTUNG DEFENDE FIDELIDADE PARTIDÁRIA

AGRIPINO QUER AUMENTAR EXIGÊNCIAS PARA ASSEGURAR FIDELIDADE PARTIDÁRIA

NABOR JÚNIOR QUER FIDELIDADE PARTIDÁRIA E FINANCIAMENTO PÚBLICO DAS CAMPANHAS

CCJ VOLTA A DISCUTIR FIDELIDADE PARTIDÁRIA

CÂNDIDO É A FAVOR DA FIDELIDADE PARTIDÁRIA

FIDELIDADE PARTIDÁRIA ENFRENTA RESISTÊNCIAS