Paim apresenta voto de pesar pelo falecimento de Moacyr Scliar e dois ex-parlamentares




Em pronunciamento nesta segunda-feira (28), o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou três requerimentos de votos de pesar pelo falecimento de três gaúchos neste final de semana: o escritor Moacyr Scliar; o ex-deputado federal Florenciano Paixão; e o ex-senador Octávio Cardoso, marido da atual senadora Ana Amélia (PP-RS).

Paim se disse um privilegiado por ter convivido com os três falecidos. Scliar, médico sanitarista, consagrou-se como escritor, tendo publicado mais de 70 livros. Membro da Academia Brasileira de Letras, recebeu vários prêmios ao longo da carreira e já foi traduzido para 12 idiomas. Paim citou, entre suas obras, os romances O ciclo das águas, O exército de um homem só e O centauro no jardim - esse último considerado um dos 100 melhores livros de temática judaica dos últimos 200 anos.

Octávio Cardoso foi deputado estadual, federal e senador e secretário de estado no Rio Grande do Sul. Já Florenciano Paixão foi deputado federal por cinco mandatos, tendo sido o autor do projeto de lei do 13º salário, em 1962. Sua obra A Previdência Social em perguntas e respostas já passa da 40ª edição, informou Paim.

No mesmo pronunciamento, Paulo Paim enfatizou a importância de se garantir uma política para valorização do salário mínimo, como foi feita na votação sobre o assunto na última quarta-feira (23). Ele lembrou que a equivalência em dólares do valor do salário mínimo foi multiplicado por quatro durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.



28/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidenta e ministra da Cultura divulgam nota pelo falecimento do escritor Moacyr Scliar

Paulo Paim apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-senador Abdias Nascimento

Luiz Otávio apresenta voto de pesar pelo falecimento de ex-prefeito

Simon apresenta voto de pesar pelo falecimento do comandante Rolim

Ana Amélia apresenta voto de pesar pelo falecimento de Roberto Civita

Marco Maciel apresenta voto de pesar pelo falecimento de Jefferson Péres