Paulo Paim comemora inclusão da audiodescrição nas TVs abertas



A assinatura de portaria do Ministério das Comunicações regulamentando a inclusão da audiodescrição nas televisões abertas foi motivo de comemoração pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A medida, explicou Paim, irá beneficiar cerca de 2,6 milhões de pessoas com deficiência visual.

- A audiodescrição coloca a pessoa dentro do filme - disse Paim, citando frase de seu assessor Luciano Ambrósio, que é deficiente visual.

Paim fez um breve relato sobre a audiodescrição, introduzida nos Estados Unidos em 1975, em trabalho de pós-graduação na Universidade do Arizona. Em seguida, disse o senador, a prática foi popularizada no festival de cinema, em Cannes, na França, em 1989, e nos anos 90, introduzida na Europa e na Itália. Desde então, a técnica passou a ser utilizada em programações culturais, como DVDs, cinemas, teatros e museus.

Direitos das domésticas

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse sido informado pela imprensa que o governo pretende desburocratizar o acesso da empregada doméstica a direitos trabalhistas. O parlamentar mencionou convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de junho deste ano que reconheceu aos empregados domésticos os mesmos direitos dos demais trabalhadores.

- Quero deixar essa contribuição ao ministério. Principalmente a partir da PEC que provavelmente o Congresso [irá aprovar], seguindo a orientação da OIT. Com esse projeto nós terminaríamos com toda essa burocracia. O empregador, somente com o CPF da sua empregada e, naturalmente, a carteira profissional, assina, e a partir dali ele faz as devidas contribuições - sugeriu.

Paim referiu-se às propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso e têm objetivo de igualar o direito das domésticas ao dos demais trabalhadores. Na Câmara já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) a PEC 478/10, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que deve ir ao Plenário daquela Casa.

No Senado, existem duas PECs: uma do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e outra da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A de Lindberg, PEC 59/11, assegura à categoria dos trabalhadores domésticos todos os direitos garantidos aos trabalhadores urbanos e rurais, e aguarda relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A PEC da senadora assegura esses mesmos direitos, além dar direito ao empregador de deduzir do imposto de renda até 80% do valor pago a titulo de contribuição previdenciária. Também está na CCJ, aguardando relator.

Pelotas

Ao final de seu discurso, Paulo Paim registrou os 199 anos de existência do município de Pelotas (RS) e defendeu a criação a Polícia Ferroviária Federal.



07/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim comemora inclusão do índio Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria

Livro infantil de audiodescrição trata de diferenças e inclusão

Paim defende o uso de audiodescrição nas emissoras de TV

Paulo Paim defende inclusão de pessoas com deficiência

Paulo Paim relata debate com bancos sobre programas de inclusão

São Paulo Companhia de Dança apresenta espetáculo com audiodescrição