Paulo Paim comemora inclusão do índio Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria



Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (18), o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a aprovação, pela Comissão de Educação (CE), do projeto que inclui o nome do índio guarani Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria, localizado no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça do Três Poderes, em Brasília. O senador afirmou que a aprovação do PLS 421/05, de sua autoria, atende a reivindicações da nação indígena guarani.

Da tribuna, Paim informou que Tiaraju foi assassinado há 250 anos, quando "defendia esta pátria em embate com os invasores portugueses e espanhóis". O senador disse que o líder indígena entra para a história do país ao lado de figuras como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Chico Mendes.

- Queremos valorizar aqueles que foram os primeiros habitantes desta terra e, por incrível que pareça, no Panteão da Pátria, no Livro dos Heróis, não havia nenhum índio - observou Paim, lembrando que nesta quarta-feira (19 de abril) será comemorado o Dia do Índio.

Fator previdenciário

Paim aproveitou para reafirmar a necessidade, na sua opinião, de o Congresso dar continuidade às discussões acerca do fim do chamado fator previdenciário. O senador disse que o projeto de sua autoria (PLS 296/03) que extingue o fator no Regime Geral da Previdência já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O senador gaúcho lembrou que a lei que instituiu "o famigerado fator previdenciário", aprovada em 1999 durante o segundo governo Fernando Henrique Cardoso, reduz em 35% o salário das mulheres e em 30% os dos homens, no ato da aposentadoria.

- O próprio IPEA [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] diz que, de fato, o fator é muito ingrato e muito perverso com o assalariado brasileiro. Podemos recuperar o poder de compra de milhões de aposentados - assinalou.

Caso o PLS não receba recurso assinado por pelo menos nove senadores para ser apreciado no Plenário do Senado, o projeto será encaminhado para apreciação da Câmara dos Deputados. Paim clamou para que os parlamentares contribuam para a celeridade da aprovação do projeto. Em apartes, os senadores Roberto Saturnino (PT-RJ) e Rodolpho Tourinho (PFL-BA) apoiaram o pronunciamento do senador gaúcho.



18/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova inclusão do Marechal Osório no Livro dos Heróis da Pátria

Aprovada inclusão do nome do líder da Revolta da Chibata no Livro dos Heróis da Pátria

Aprovada inclusão do nome do líder da Revolta da Chibata no Livro dos Heróis da Pátria

Serys Slhessarenko sugere inclusão do nome de Ana Néri no Livro dos Heróis da Pátria

Expedito Júnior propõe inclusão de marechal Rondon no Livro dos Heróis da Pátria

Suplicy faz apelo por retorno de monumento a Sepé Tiaraju no RS e é atendido