São Paulo Companhia de Dança apresenta espetáculo com audiodescrição



Dia 1º de setembro a companhia mostrará sua dança também por meio de narrativa

A São Paulo Companhia de Dança, criada em 2008 pelo Governo do Estado, apresenta em Jundiaí um espetáculo de dança com o recurso de audiodescrição. No domingo, 1º de setembro, às 18h, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, pessoas com deficiência visuais acompanharão o trabalho feito pela companhia por meio de narração sob uma linguagem intersemiótica.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

No repertório que transita entre o clássico e o contemporâneo, serão mostrados ao público a peça Bachiana N° 1, criação inédita do coreógrafo Rodrigo Pederneiras; Dois a Dois, que inclui dois grand pas de deux de Marius Petipa e Lev Ivanov (O Quebra-Nozes e Dom Quixote); e Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita.

Esta é a primeira apresentação promovida com apoio do Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura - uma parceria entre as Secretarias da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, firmada com o objetivo de viabilizar a implantação de acessibilidade comunicacional em produtos culturais diversos.

A elaboração de um roteiro de dança para este recurso requer um profundo estudo pelo profissional audiodescritor: fichas técnicas, cenário, figurino e até ensaios técnicos são observados e estudados para que o espectador com deficiência visual receba a descrição do espetáculo com a maior riqueza de detalhes possível. São detalhadas expressões faciais, características físicas dos bailarinos e seus gestos, simultaneamente ao que ocorre no palco.

Audiodescrição

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos, tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora.

É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.

SERVIÇO
Espetáculo de dança com recurso de audiodescrição - São Paulo Companhia de Dança
Dia 1 de setembro, às 18h
Teatro Polytheama
R. Barão de Jundiaí, 176, Centro - Jundiaí - São Paulo
Telefone: (11) 4586-2472
Entrada gratuita: retirar ingressos na bilheteria 1 hora antes do espetáculo.

Do Portal do Governo do Estado



08/26/2013


Artigos Relacionados


SP Companhia de Dança apresenta espetáculo com audiodescrição

São Paulo Companhia de Dança faz espetáculo em Ilhabela

Coreografias do espetáculo da São Paulo Companhia de Dança

Ilhabela recebe espetáculo da São Paulo Companhia de Dança

Araraquara tem espetáculo de dança com audiodescrição

Espetáculo de dança em Jundiaí terá audiodescrição