Expedito Júnior propõe inclusão de marechal Rondon no Livro dos Heróis da Pátria



O senador Expedito Júnior (PR-RO) apresentou projeto de lei (PLS 218/2007) propondo que o nome do marechal Cândido Rondon seja gravado no Livro dos Heróis da Pátria, localizado no Panteão da Pátria, em Brasília. O nome do marechal seria incluído no livro em 19 de janeiro de 2008, data do cinqüentenário da morte de Rondon.

O projeto é mais uma da série de homenagens que o marechal vem recebendo este ano, entre elas a que foi prestada pelo Senado Federal, na quinta-feira (3). Da tribuna do Plenário, os senadores - entre eles o próprio Expedito Júnior - lembraram os feitos realizados pelo marechal, responsável pela instalação de linhas telegráficas no interior do Brasil e pelo desbravamento de uma vasta região ainda desconhecida do país, descobrindo novas espécies na fauna e na flora e entrando em contato com tribos indígenas que viviam em isolamento.

O Livro dos Heróis da Pátria acolhe atualmente o nome de dez personagens da história brasileira: Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira; marechal Deodoro da Fonseca, responsável pela proclamação da República; Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares; dom Pedro I, proclamador da Independência; duque de Caxias, patrono do exército brasileiro; José Plácido de Castro, que lutou pela anexação do estado do Acre ao Brasil; almirante Tamandaré, patrono da Marinha brasileira; almirante Barroso, comandante da força naval brasileira na Batalha do Riachuelo, da Guerra do Paraguai; Santos Dumont, patrono da Aeronáutica, e José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência.

O Congresso Nacional, responsável pela inclusão de nomes no livro, tem que respeitar um prazo mínimo de 50 anos após a morte de uma pessoa até incluí-la na lista de heróis da pátria. Atualmente, tramitam no Congresso projetos para incluir outros nomes no Livro de Heróis da Pátria, entre eles o de Frei Caneca, participante da Revolução Pernambucana e um dos líderes da Confederação do Equador (PLS 306/2004) e o de Ildefonso Pereira Correia, o barão de Serro Azul (PLS 354/2004).

O projeto de lei de Expedito Júnior tramita na Comissão de Educação (CE) e aguarda o recebimento de emendas.



04/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova inclusão do Marechal Osório no Livro dos Heróis da Pátria

Aprovada inclusão do nome do líder da Revolta da Chibata no Livro dos Heróis da Pátria

Aprovada inclusão do nome do líder da Revolta da Chibata no Livro dos Heróis da Pátria

Serys Slhessarenko sugere inclusão do nome de Ana Néri no Livro dos Heróis da Pátria

Paulo Paim comemora inclusão do índio Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria

Marco Maciel propõe nomes para Livro dos Heróis da Pátria