Paulo Paim comemora os 30 anos da CUT
O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou, nesta quarta-feira (27), os 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O senador lembrou a excelente relação que sempre manteve com as centrais sindicais e disse que o momento é marcante para o país.
- A CUT sempre foi firme na defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores brasileiros, e isso é motivo de orgulho para todos nós, que estivemos lá, na sua fundação – disse.
Paim explicou que a CUT, fundada em agosto de 1983, é a maior central sindical do Brasil e da América do Sul, a quinta da América Latina e representa 22 milhões de trabalhadores. O senador lembrou que a central surgiu em um momento em que o Brasil estava mergulhado em uma crise com inflação descontrolada, dívida externa elevada e alto índice de desemprego.
O senador enumerou, entre as lutas da CUT, o fim da Lei da Segurança Nacional e do regime militar; o combate à política econômica do governo e ao desemprego; e a implementação da reforma agrária; reajuste trimestrais de salários; liberdade e autonomia sindical.
Paim elogiou a CUT dizendo que a central tem por princípio a igualdade e a solidariedade e por finalidade a defesa não só dos trabalhadores da ativa, mas também dos aposentados e pensionistas na busca de uma “sociedade justa e democrática onde todos tenham direitos e oportunidades iguais”.
27/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim despede-se da presidência da CDH em reunião que comemora os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos
Paim comemora 30 anos de fundação do PT
Paim comemora os 20 anos do Mercosul
Paim comemora dez anos do Estatuto do Idoso
Paim comemora cem anos do ensino técnico
Paim comemora os 139 anos da chegada de imigrantes italianos ao Brasil