Paulo Paim condena atitude de entidades médicas contra profissionais estrangeiros
O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou nesta quarta-feira (28) a atitude de entidades médicas contra o Programa Mais Médicos, do governo federal. O programa, previsto na Medida Provisória (MP) 621/2013, é criticado por médicos brasileiros por autorizar a vinda de estrangeiros para as vagas não ocupadas em todo o país.
Paim lembrou ter, por diversas vezes, apoiado os sindicatos médicos em suas reivindicações, mas disse que não pode concordar com a maneira como essas entidades vêm se posicionando. O senador também criticou mensagens preconceituosas publicadas contra os cubanos nas redes sociais.
- O Brasil não aceita mais esse tipo de prática, seja de médicos, seja de peão metalúrgico, seja de deputado, seja de senador – afirmou.
Paim citou artigo do jornalista Gilberto Dimenstein entitulado “Debate sobre os médicos me dá vergonha”. No texto, o jornalista critica o dirigente médico que aconselhou os colegas a não prestarem socorro ao paciente em caso de erro de um médico estrangeiro. Dimenstein também questiona por que as entidades médicas não se voltam contra os estudantes despreparados do Brasil e acusa: “a resposta encontra-se na moléstia do corporativismo”.
Paim leu trecho do artigo em que Dimenstein indaga por que os médicos que reclamam não se candidataram às vagas. “Será que preferem que o pobre se dane apenas para que um outro médico não possa trabalhar?”, questiona o jornalista antes de declarar ter vergonha por médicos colocam a vida de um paciente abaixo de seus interesses.
O senador elogiou os pronunciamentos dos colegas Humberto Costa (PT-PE) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) sobre o tema. Em ambos, os senadores rebateram críticas ao programa e se manifestaram contra atos de preconceito daqueles que hostilizam os médicos estrangeiros.
28/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sergio Souza condena 'xenofobia' contra médicos estrangeiros
Conselho de Comunicação condena atos de violência contra profissionais de imprensa
Paulo Paim homenageia entidades sindicais por aniversários
Paulo Paim condena manifestações de racismo
ACM CONDENA ATITUDE DE ITAMAR
Paulo Paim defende projeto que agiliza reconhecimento de diplomas estrangeiros