Paulo Paim homenageia entidades sindicais por aniversários



Os aniversários de duas importantes entidades de classe foram registrados em Plenário nesta quinta-feira (25) pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O senador parabenizou a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag) pelos seus 50 anos, comemorados esta semana, e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), que atua há 55 anos.

Sobre a Contag, Paim disse ter sido a primeira entidade sindical do campo, de caráter nacional, reconhecida legalmente. Referência no país na luta pela reforma agrária, a entidade, na avaliação do senador, é exemplo na defesa de uma sociedade mais justa, democrática, igualitária e também na defesa dos interesses dos trabalhadores, principalmente do campo.

Atualmente a entidade reúne 27 federações de trabalhadores da agricultura e mais de quatro mil sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. A entidade defende os direitos de mais de 15,7 milhões de pessoas, sejam agricultores, agricultores familiares, acampados ou assentados, assalariados, meeiros, comodatários, extrativistas, quilombolas, pescadores e ribeirinhos.

O senador lembrou que a Contag sofreu séria pressão durante o regime militar da década de 60, tendo seu primeiro presidente, Lindolfo Silva, preso e exilado junto a outros dirigentes sindicais da época.

- A Contag nunca dobrou espinha. Sempre foi entidade corajosa à frente das lutas. A Contag ainda integrou juntou com outros movimentos sociais a vanguarda na luta contra a ditadura, pela democracia no Brasil e pelas diretas já, reivindicando uma ampla e irrestrita anistia, eleições diretas e a convocação da Assembléia Nacional Constituinte – elogiou o senador.

Já em homenagem aos 55 anos da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo, Paim fez um resumo das conquistas da entidade, como a estabilidade da trabalhadora gestante e o auxílio-creche; a criação de um programa de emprego e inclusão de pessoas portadoras de deficiência e o acesso gratuito a medicamentos. Também pelo trabalho da federação, o benzeno, produto químico altamente cancerígeno, foi banido do processo de fabricação do álcool combustível.

O senador informou ainda sua participação no programa Agenda Econômica da TV Senado sobre os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A entrevista vai ao ar no próximo domingo (28), às 11h30, e será reprisada às 22h30 do mesmo dia.



25/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Entidades sindicais apóiam projeto de Paim que acaba com fator previdenciário

Paulo Paim lê nota em que centrais sindicais cobram votação do fim do fator previdenciário

Entidades sindicais querem ir ao Governador

Entidades sindicais querem ir ao Governador

Paulo Paim condena atitude de entidades médicas contra profissionais estrangeiros

Entidades sindicais terão direito a informações sociais do governo