Paulo Paim defende projeto que agiliza reconhecimento de diplomas estrangeiros



O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou apoio ao projeto de lei do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que propõe tratamento diferenciado aos diplomas expedidos por instituição de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica (PLS 399/11). A matéria aguarda a designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Paim informou que, em 2011, 75 mil estudantes brasileiros das áreas de ciência e engenharia foram ao exterior estudar e freqüentar cursos que vão da graduação ao doutorado. Ele explicou que esses estudantes quando voltam ao Brasil têm que se submeter a trâmites de revalidação e reconhecimento dos diplomas, em um processo muitas vezes considerado lento e pouco transparente pelos interessados.

Paulo Paim defendeu ainda a adoção de mecanismos que agilizem e aprimorem o processo de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros, sem desconsiderar o respeito e a autonomia universitária

A educação, afirmou Paulo Paim, é respaldada pela legislação brasileira e pelos acordos e normas dos países membros do MERCOSUL e deve ter atenção especial.



24/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende aprovação de projeto que agiliza Justiça do Trabalho

CE aprova projeto que agiliza revalidação de diplomas obtidos no exterior

Paulo Davim alerta sobre riscos da revalidação de diplomas estrangeiros de medicina

Mercadante defende contratação de médicos estrangeiros, mas rejeita facilitar validação de diplomas

Comissões do Parlamento do Mercosul debaterão reconhecimento de diplomas

Reconhecimento de diplomas tem apoio da Representação Brasileira no Parlasul