Paulo Paim defende mais tempo para ações contra instituições financeiras



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (18), o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu a aprovação de projeto de sua autoria que fixa em 30 anos o prazo para propor ações na Justiça contra instituições do sistema financeiro, pedindo correção de valores de depósitos. O projeto de lei do Senado (PLS 299/2007) está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- A proposta pode beneficiar os poupadores brasileiros, pois muitos estão perdendo seus direitos por conta da prescrição – declarou o senador, lembrando que a lei hoje fixa o prazo em 20 anos.

Paim lembrou que muitos planos econômicos trouxeram prejuízos para a população e que muitas ações remetem a planos de 1987 e 1989, portanto, há mais de 20 anos.

Autistas

Paulo Paim também registrou a realização, no último fim de semana, no município de São Leopoldo (RS), do Fórum do Direito das Pessoas com Autismo. De acordo com o senador, que foi um dos oradores, o evento contou com a presença de mais de duzentos participantes, a maioria de familiares de pessoas com autismo.

Paim ainda anunciou a realização da Feira Nacional do Chimarrão (Fenachim), em Venâncio Aires (RS), entre os dias 3 e 13 de maio, e registrou que recebeu a visita de representantes da Frente Nacional em Defesa dos Quilombolas.

O senador gaúcho também falou sobre a desaposentação, que é o retorno do trabalhador aposentado pelo Regime Geral da Previdência ao mercado de trabalho. Ele informou que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar um processo sobre a questão e que a expectativa é pela legalidade do instituto. A desaposentação seria, na visão de Paim, uma forma de acabar com o fator previdenciário.



18/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim: movimento suprapartidário contra corrupção visa fortalecer instituições

Projeto de Tebet torna mais fácil punição para gestão fraudulenta ou temerária de instituições financeiras

HARTUNG QUER MAIS FISCALIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Instituições financeiras e agricultores defendem acesso mais fácil ao crédito rural

Paulo Paim cumprimenta Ministério de Justiça por ações contra as drogas

Paulo Paim lê carta de movimento que defende mais qualidade e recursos para a educação