Paulo Paim defende reajuste do salário mínimo e de aposentados em 1º de maio
O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), defendeu em Plenário que no dia 1º de maio de todo ano seja reajustado -não apenas o salário mínimo, mas também as aposentadorias e pensões- pagas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Paim fez a sugestão em resposta a pergunta do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). Líder do governo Fernando Henrique na Câmara dos Deputados, Virgílio indagou se o governo Luiz Inácio Lula da Silva daria aumento para o mínimo no dia 1º de abril, assim como foi feito em 2002.
Paulo Paim lembrou ter criticado, -em dezenas de discursos-, quando deputado, a medida provisória que antecipou de 1º de maio para 1º de abril a data de reajuste, porque o governo havia também adiado para junho a correção de todas as aposentadorias e pensões do INSS superiores ao salário mínimo. Para ele, o governo Fernando Henrique -teve ganho de caixa- com as alterações.
- Ainda defendo que o aumento seja dia 1º de maio, data histórica e dia internacional do trabalho. Assim como também defendo que o reajuste das aposentadorias seja antecipado de junho para maio. Sou da base do governo Lula e continuo defendendo um aumento do mínimo para 100 dólares. Se não for possível agora, que seja no segundo ano do governo - sustentou.
O senador gaúcho explicou que tem insistido para que o Congresso discuta e vote em primeiro lugar a reforma tributária por entender que é a partir dela que se saberá de quanto dinheiro o governo disporá quando for discutir a reforma da Previdência. Ele ponderou que tem tratado da reforma previdenciária com cautela porque todos os constituintes de 1988, inclusive ele (deputado à época), -sabiam que em breve haveria 1,4 trabalhador para cada aposentado do INSS-.
- Por isso, os constituintes colocaram outras cinco fontes de financiamento da Previdência, além da arrecadação sobre salários. O problema existe porque não se repassa à Previdência o que ela tem direito - afirmou.
28/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim anuncia salário mínimo de R$ 308 em maio de 2004
Paim defende antecipação de reajuste do salário mínimo de 2012
Paim defende regra de reajuste do salário mínimo baseada na inflação e no PIB
Paulo Paim diz que Lula estaria disposto a dar reajuste real ao salário mínimo
Paulo Paim propõe antecipar uma parte do reajuste do salário mínimo de 2012
MP DO SALÁRIO MÍNIMO RECEBE EMENDA QUE PERMITE NOVO REAJUSTE ANTES DE MAIO