Paulo Paim diz que Lula estaria disposto a dar reajuste real ao salário mínimo



O senador Paulo Paim (PT-RS) relatou conversa que teve com o presidente Lula, afirmando que o presidente estaria determinado a dar um reajuste real ao salário mínimo, para compensar o aumento concedido em 2004, "que mal compensou a inflação do período". A conversa teve lugar no avião presidencial, durante a viagem para a solenidade de lançamento da duplicação da BR-101, entre Palhoça (SC) e Osório (RS), na última sexta-feira (4), de que Paim também participou.

Segundo Paim, o presidente também se declarou simpático à idéia de antecipar para 1º de janeiro o reajuste do mínimo, que geralmente é concedido a partir de 1º de maio. Ele lembrou que um valor de R$300, em janeiro, representaria um alívio bem maior para milhões de brasileiros que dependem do mínimo, do que o mesmo valor somente a partir de maio.

Durante a conversa, Lula também teria se mostra disposto a atender a reivindicação da classe média pela correção da tabela de Imposto de Renda em 17%, que representa a inflação dos dois anos do seu governo, anunciou Paim.

O senador disse, ainda, que o subrelator do Orçamento de 2005 para esses assuntos, senador Sibá Machado (PT-AC), está trabalhando para construir uma maioria em torno desses dois reajustes uma vez que, para poderem se transformar em realidade, é preciso haver dotação orçamentária correspondente.

Em aparte, o senador Flávio Arns (PT-PR) conclamou sociedade e governo para elaborar um sistema fixo de reajustes, tanto para o salário mínimo quanto para a tabela de IR, impedindo que haja enorme desgaste para todos os interlocutores a cada ano.

Tabaco

Paim relatou, ainda, viagem de comissão de senadores até Santa Cruz do Sul (RS) para uma audiência pública com produtores locais de tabaco para debater a transição desta cultura para outro tipo de lavoura. O senador explicou que o Brasil precisa diminuir sua produção, enquadrando-se na Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial de Saúde (OMS), que já assinou.

O senador disse que a comissão foi bem recebida pelos agricultores locais e que todos se comprometeram a trabalhar por uma solução que atenda aos interesses dos envolvidos: agricultores, indústria e setor exportador.

> Senador defende aumento do mínimo em 1º de janeiro

> Salário mínimo: valor ainda depende de acertos com o governo



07/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sem aumento real do salário mínimo a pobreza não será combatida, diz Paulo Paim

Paulo Paim defende reajuste do salário mínimo e de aposentados em 1º de maio

Paulo Paim propõe antecipar uma parte do reajuste do salário mínimo de 2012

Lindbergh Farias diz que oposição quer acabar com política de reajuste real do salário mínimo

Paim apresenta emenda à LDO para estender aumento real do salário mínimo aos aposentados

Paim volta a defender antecipação de 2,75% no reajuste do salário mínimo