Paulo Paim demonstra preocupação com violência escolar




Em discurso nesta segunda-feira (18) no Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) demonstrou preocupação com a onda de violência no ambiente escolar. Segundo o senador, todo o Brasil sofre com a questão, tratada pela manhã em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida por ele.

- No Rio Grande do Sul, foram pegos alunos com armas de fogo dentro da sala de aula. Um deles disse simplesmente que sofreu bullying e estava ali preparado para se defender - lamentou.

O senador destacou que a audiência foi além da questão do desarmamento. Paim disse que não é saudável transformar a escola em uma prisão, com cercas elétricas e seguranças armados.

- Claro que tem que ter segurança, mas precisamos entender qual é a juventude que estamos construindo no país - afirmou o senador.

Ele também anunciou a intenção de realizar uma reunião por mês, na CDH, para "discutir caminhos e apontar soluções" para os problemas no ambiente escolar. 

Homenagem aos índios 

Paulo Paim aproveitou o pronunciamento para elogiar a realização de sessão de homenagem por ocasião do Dia do Índio, celebrado nesta terça-feira (19). No entanto, ele criticou a ausência do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira, acrescentando que é preciso ouvir as críticas e "levar as demandas às autoridades competentes".

O senador anunciou para esta terça uma sessão de debate sobre a questão indígena na CDH.

Antes de encerrar, Paim lembrou a comemoração, nesta segunda, do Dia Nacional do Livro Infantil.

- Temos uma grande oportunidade para lembrarmos, ponderarmos, refletirmos sobre a importância que a leitura pode ter na vida das crianças. Eu diria que a leitura faz a diferença.



18/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim demonstra preocupação com setor calçadista do Rio Grande do Sul

Marisa Serrano demonstra preocupação com 'degeneração' do ambiente escolar

Paulo Paim manifesta preocupação com a violência no Brasil

Suassuna demonstra preocupação com onda de violência em SP

GRANDE EXPEDIENTE/Gobbi manifesta preocupação com violência escolar

Paim manifesta preocupação com evasão escolar e defende escola mais dinâmica