Marisa Serrano demonstra preocupação com 'degeneração' do ambiente escolar
Em discurso nesta quarta-feira (13) no Plenário, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) manifestou preocupação com o que chamou de "degeneração das relações sociais dentro das escolas brasileiras". Segundo ela, o fenômeno do bullying, as agressões a professores, a formação de gangues e o tráfico de drogas dentro do ambiente escolar demonstram que a escola tem se transformado em "um lugar que concentra as mazelas sociais do país".
Marisa Serrano lembrou a tragédia ocorrida há uma semana em escola pública no Rio de Janeiro, em que 12 alunos foram mortos por um atirador. De acordo com a senadora, o fato pode ter origem em "várias doenças urbanas". Marisa disse ainda que os tempos modernos são "tempos loucos", que muitas vezes deixam uma sensação de impotência.
- Mas não podemos perder a esperança, temos de estar alerta para situações como essas. Não podemos aceitar que nossa sociedade produza monstros - afirmou.
A senadora também criticou a apresentação, nos últimos dias, de diversas propostas focadas no endurecimento das leis. Segundo a parlamentar, criar leis midiáticas, implantar normas mais rígidas, aumentar esquemas repressivos e voltar à questão do desarmamento são medidas paliativas. Marisa Serrano lembrou que já há no Congresso centenas de projetos que tratam da violência escolar.
- Depois que passa a comoção pública, tudo volta ao normal, até que outra tragédia aconteça - lamentou a senadora.
Em relação a uma nova consulta popular sobre desarmamento, Marisa Serrano recordou que o Brasil já realizou um plebiscito sobre o tema em 2005, com custo de R$ 500 mil. À época, mais de 60% da população se manifestou contra o desarmamento.
- Vamos procurar modificar o estatuto, se for necessário. Eu acredito que as leis que já temos são suficientes se, de fato, forem observadas - disse, lembrando que as armas ilegais entram pela fronteira.
A senadora afirmou que o Executivo precisa fazer sua parte, valorizando o policial, promovendo a integração entre as polícias e fiscalizando as fronteiras. A Justiça, disse, também não pode aceitar a impunidade.
Para a senadora, a escola e o ambiente familiar podem ajudar a construir uma sociedade mais justa.
- A interação entre escola e família é essencial para construir um mundo de paz. Que os brasileiros possam mostrar ao mundo que o Brasil é um país de paz - concluiu.
13/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim demonstra preocupação com violência escolar
Marisa Serrano: Rio deve aproveitar Olimpíadas para avançar nas áreas transporte, educação, turismo e meio ambiente
Suplicy demonstra preocupação com restrições à imigração
SIMON DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA AMAZÔNIA
Suassuna demonstra preocupação com onda de violência em SP
Perillo demonstra preocupação com retorno da inflação e se diz contrário à CSS