Suassuna demonstra preocupação com onda de violência em SP



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) expressou em Plenário, nesta terça-feira (1º), sua preocupação com a seqüência de atentados que atingiu São Paulo, em julho passado, e acabou se alastrando por alguns estados, como a Paraíba. Segundo comentou, a onda de violência na Paraíba mostrou-se proporcionalmente maior que em São Paulo, já que sete dos 700 agentes penitenciários do estado morreram em confronto com os presos. O saldo da violência paulista foi de 11 mortes entre 28 mil agentes penitenciários.

Além do assassinato dos agentes paraibanos, o peemedebista relatou a morte dos diretores dos presídios de Mangabeira e Santa Rita. A representação sindical dos agentes penitenciários diz que a vulnerabilidade desses servidores está ligada à defasagem do efetivo. Dessa forma, reivindica a contratação de mais agentes e a construção de novas penitenciárias para reforçar o sistema de segurança pública do estado.

- Trata-se de uma situação limite, que impacta na vida da nação e pode se desdobrar mais e mais - advertiu.

Suassuna também conclamou um esforço suprapartidário e extra-eleitoral para enfrentar o problema. Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse ter enviado ofício ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Basto, pedindo informações sobre o cumprimento das ações federais de segurança pública prometidas para São Paulo.



01/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim demonstra preocupação com violência escolar

Suplicy demonstra preocupação com restrições à imigração

SIMON DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA AMAZÔNIA

Perillo demonstra preocupação com retorno da inflação e se diz contrário à CSS

Armando Monteiro demonstra preocupação com desindustrialização do Brasil

Ataídes demonstra preocupação com jovens que não trabalham nem estudam