Paulo Paim destaca reivindicações do setor arrozeiro




Em discurso nesta terça-feira (28) no Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou a situação dos arrozeiros do Rio Grande do Sul. O senador destacou que recebeu, por meio da Câmara de Vereadores do município de Rosário do Sul (RS), um documento com reivindicações da associação dos arrozeiros da cidade, com informações sobre a crise que o setor vivencia.

Segundo o parlamentar gaúcho, o setor atravessa uma crise, em grande parte em decorrência da competição com países do Mercosul. Paim salientou que os preços do mercado de arroz estão abaixo dos custos de produção. A situação, afirmou, causa prejuízos para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. O senador disse que os arrozeiros reclamam que estão ocorrendo importações desnecessárias do produto da Argentina. O setor reivindica suspensão temporária das importações do bloco até que a situação seja amenizada.

Paim informou que o governo federal já anunciou medidas para atender às demandas dos arrozeiros. Ele citou como exemplo os leilões e a autorização de compras públicas de arroz.

- Essas medidas não resolvem tudo, mas dão fôlego para os arrozeiros. Com certeza, o governo está olhando para o setor - disse o senador.

Paim também destacou a audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) realizou na manhã de hoje. O encontro serviu para debater "a integração entre o desenvolvimento no Mercosul e os direitos humanos". Segundo o senador, foram discutidos empreendimentos para garantir direitos sociais e empregos ao longo da América do Sul.

Olívio Dutra

O senador também destacou entrevista do ex-governador gaúcho e ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, para a última edição da revista Carta Capital. Segundo Paim, a entrevista é uma homenagem ao entrevistado. Paim lembrou que Olívio Dutra foi fundador do PT e, quando foi prefeito de Porto Alegre, implantou e aplicou o orçamento participativo.

- Para mim, ele é o militante nº 1 do Brasil. Pode ter militantes iguais, mas não melhores que Dutra - afirmou.



28/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim apresenta reivindicações de profissionais de educação física e de ferroviários

Paulo Paim volta a defender reivindicações de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus

Paulo Paim propõe FAT para o setor rural

Paulo Paim demonstra preocupação com setor calçadista do Rio Grande do Sul

Paulo Paim defende fortalecimento do setor turístico nacional

Paulo Paim pede mais atenção ao setor têxtil