Paulo Paim elogia audiência pública que discutiu alternativa ao fator previdenciário
Em discurso nesta segunda-feira (9), o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a qualidade do debate ocorrido na parte da manhã na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A comissão, da qual Paim é presidente, recebeu diversos especialistas para discutir questões referentes aos aposentados e pensionistas brasileiros, principalmente o chamado fator previdenciário.
Paim informou que a proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 10/08 foi analisada detalhadamente durante a audiência. Essa proposta, nas palavras de seu autor, o próprio Paim, cria uma alternativa ao fator previdenciário, garantindo a aposentadoria integral para todos os trabalhadores públicos e privados desde que tenham os homens 35 anos de contribuição e as mulheres 30 anos.
- Houve unanimidade, por parte de todos os presentes à audiência, de que temos de caminhar de forma acelerada para o fim do fator previdenciário, que confisca a metade do salário do trabalhador - disse.
Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou o pronunciamento do colega e lembrou que o país ainda tem muito a avançar em relação aos direitos de aposentados e pensionistas.
Abdias Nascimento
Paim também registrou que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) lançam na terça-feira (10) a primeira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.
A premiação será dada a profissionais que se destaquem na cobertura jornalística sobre prevenção e combate às desigualdades raciais. O prêmio foi batizado em homenagem ao ex-senador e militante de direitos humanos Abdias Nascimento que, aos 97 anos, ainda milita no movimento negro e é professor emérito da Universidade do Estado de Nova York, nos Estados Unidos.
Cruz Vermelha
Paim saudou ainda a comemoração, no domingo (8 de maio), do Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, organização internacional voltada para o atendimento médico voluntário de populações vítimas de guerras, conflitos e desastres naturais. Na opinião do senador, os mais de 13 milhões de voluntários da instituição são "heróis anônimos" que atendem, anualmente, mais de 150 milhões de pessoas por todo o planeta.
09/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim elogia moção de sindicato do Rio de Janeiro pelo fim do fator previdenciário
Paim elogia Garibaldi por estudar substituição do fator previdenciário
Paim elogia decisão da Justiça contra fator previdenciário
Paulo Paim pede extinção do fator previdenciário
Paulo Paim volta a defender fim do fator previdenciário
Alternativas ao fator previdenciário serão debatidas em audiência pública