Paim elogia Garibaldi por estudar substituição do fator previdenciário




Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a disposição do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, de substituir o fator previdenciário por outra fórmula de cálculo das aposentadorias. Paim informou que, visando elaborar uma alternativa, técnicos do Senado e de seu gabinete vêm se encontrando semanalmente com técnicos desse ministério.

Instituído em 1999, o fator previdenciário consiste numa fórmula matemática que considera o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida da população no momento da aposentadoria. Seu objetivo é incentivar as pessoas a permancerem mais tempo no mercado de trabalho (sob pena de redução do valor do benefício), retardando assim suas aposentadorias e, consequentemente, reduzindo as despesas previdenciárias do governo federal.

Paim é um dos principais críticos desse mecanismo e é autor do projeto de lei que acaba com o fator previdenciário - a proposta foi aprovada no Senado e tramita atualmente na Câmara dos Deputados.

O senador pelo Rio Grande do Sul também citou diversas declarações que Garibaldi fez na quinta-feira (14), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação - EBC. Segundo Paim, Garibaldi Alves teria dito que é uma "hipocrisia" não reconhecer que o fator previdenciário prejudica os mais pobres. Também teria afirmado que esse fator é o "calcanhar-de-aquiles" dos aposentados.

Violência nas escolas

No mesmo pronunciamento, Paulo Paim lembrou que haverá uma audiência pública na segunda-feira (18), às 9h, para debater a violência nas escolas. No último dia 7, um homem de 23 anos invadiu uma escola na cidade do Rio de Janeiro e atirou em vários alunos - houve 12 vítimas fatais. A audiência será promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), da qual Paim é presidente.



15/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim elogia decisão da Justiça contra fator previdenciário

Paulo Paim elogia moção de sindicato do Rio de Janeiro pelo fim do fator previdenciário

Paulo Paim elogia audiência pública que discutiu alternativa ao fator previdenciário

Fator previdenciário tem que ser liquidado, diz Paim

Paim pede campanha por fim do fator previdenciário

Paim volta a defender o fim do fator previdenciário