Paulo Paim homenageia índios e afrodescendentes




Em discurso nesta terça-feira (19) no Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) fez uma homenagem aos índios e aos afrodescendentes e sugeriu uma comissão da verdade para contar a verdadeira história de opressão que afetou esses povos.

Para destacar o Dia do Índio, comemorado nesta terça, Paim leu um texto poético que registrava a chegada dos colonizadores europeus para explorar a terra, mesmo à custa da morte de muitos indígenas. O senador disse que cerca de 100 milhões de índios foram exterminados no processo de conquista da América Latina.

O senador gaúcho lembrou que os indígenas têm outra data importante. Projeto de sua autoria, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008, instituiu o dia 7 de fevereiro como o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data lembra a morte do líder indígena Sepé Tiaraju, que lutou contra a dominação espanhola e portuguesa no Rio Grande do Sul.

- Os indígenas têm direito à memória, à história e à preservação de sua cultura. Também têm direito à saúde, à educação, à biodiversidade e tantas outras coisas que lhe são negadas - afirmou Paim.



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim homenageia professores

Paulo Paim homenageia as mulheres

Paulo Paim homenageia Nelson Mandela

Paulo Paim homenageia os 200 anos de Bagé

Paulo Paim homenageia militantes ao comemorar 30 anos do PT

Paulo Paim homenageia entidades sindicais por aniversários