Paulo Paim registra diretrizes e ações do governo Tarso Genro no Rio Grande do Sul
Em discurso nesta segunda-feira (21), o senador Paulo Paim (PT-RS) enumerou as diretrizes programáticas e comentou as ações em andamento do governo Tarso Genro no Rio Grande do Sul. De acordo com o senador, o governador está comandando "um grande projeto de desenvolvimento" para o estado.
Paim informou que o governo gaúcho está alicerçado no desenvolvimento econômico, modernização, inovação, políticas sociais inclusivas, democracia participativa, transparência, intercâmbio internacional com a União Europeia e o Mercoul, cultura política baseada no debate e no diálogo, unidade política programática popular e transversalidade das ações, atividades e programas governamentais, dentre outras características.
Além disso, acrescentou Paim, o governo Tarso Genro valoriza o desenvolvimento das microrregiões do estado, apoia e incentiva as grandes, médias, pequenas e microempresas, prioriza a inclusão educacional e digital e dialoga com os movimentos sociais.
Paim também informou que o governo gaúcho instituiu a Política Estadual de Combate à Pobreza Extrema e o Programa Casas da Solidariedade, de apoio à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Foi criado ainda o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, vinculado à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.
Além disso, afirmou o parlamentar gaúcho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar o Plano de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a reorganização da Companhia Rio-Grandense de Saneamento e a recapitalização da Nossa Caixa.
- Tenho certeza absoluta de que a parceria do governo do Rio Grande do Sul e do governo federal tem tudo para dar certo e vai gerar bons frutos por muitos anos para o Rio Grande e para o Brasil. Portanto, o governo Tarso Genro e a presidente Dilma Rousseff estão de parabéns - elogiou Paim.
Planos de saúde
Paim aproveitou para denunciar o que ele chamou de abusos dos planos de saúde privada no Brasil. Ele disse que grande parte desses planos de saúde apresentam inúmeras deficiências, irregularidades, distorções, abusos e inoperâncias que acabam por prejudicar o cidadão que paga em dia as altas mensalidades mas nem sempre tem o atendimento necessário disponibilizado.
- Diante de tal realidade, resta ao estado regulamentar e vigiar a atuação das firmas ligadas ao setor, de modo a evitar que a comercialização da saúde não desumanize por inteiro o já dramático processo de interação entre pacientes, médicos e hospitais - opinou.
21/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim anuncia pré-candidatura de Tarso Genro ao governo do Rio Grande do Sul
Paulo Paim lê carta do governador Tarso Genro em homenagem a FHC
Paulo Paim elogia participação de Tarso Genro em audiência pública
Paulo Paim informa que Tarso Genro apoia novo aeroporto
Simon cobra de Dilma e Tarso Genro obras prometidas no Rio Grande do Sul
Paim defende Tarso Genro e Dilma Rousseff