Paulo Paim reverencia memória de mulheres latino-americanas
O senador Paulo Paim (PT-RS) abriu sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), reverenciando a memória de mulheres latino-americanas que desafiaram tradições ao aderir a grandes causas sociais. Destacou, por exemplo, a trajetória da piauiense Jovita Alves Feitosa, voluntária da Guerra do Paraguai aos 17 anos, e Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, que lutou ao lado do marido, Giuseppe Garibaldi, na Revolução Farroupilha.
Ao analisar o perfil da mulher atual, o senador exaltou sua contínua busca pela independência, liberdade e realização profissional. Também se disse preocupado com o quadro de violência contra mulheres e crianças, que se expande graças à omissão e ao pacto de silêncio em torno do assunto.
- Especialistas estimam que, para 20 casos de violência no país, apenas um é denunciado - disse.
Indignado com essa situação, Paim convocou o Parlamento a buscar mecanismos legais de investigação, punição e prevenção à violência contra a mulher. E, ao levar a questão feminina ao Plenário, obteve o apoio dos senadores Sibá Machado (PT-AC), Leonel Pavan (PSDB-SC), Magno Malta (PL-ES) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
Paim também fez referência especial em seu discurso à jornalista gaúcha Ana Amélia Lemos, ligada ao grupo RBS e premiada com o Troféu Mulher Imprensa.
08/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Duque reverencia memória de Tiradentes e homenageia JK
Encontro de TVs latino-americanas recebe inscrições
Brasil participa de encontro de televisões latino-americanas no Uruguai
Estudo avalia efeitos da poluição do ar em cidades latino-americanas
Exposição mostra terror implantado por ditaduras latino-americanas
Festival traz adaptações de obras literárias latino-americanas para o cinema