Paulo Paim vai ao Planalto pedir recomposição das aposentadorias



O senador Paulo Paim (PT-RS) participa, nesta segunda-feira (10), no Palácio do Planalto, de reunião da bancada do PT com o governo, ocasião em que defenderá a votação urgente, pelo plenário do Senado, de dois projetos de sua autoria: o PLS 58/03, que recompõe o poder aquisitivo dos benefícios de aposentados e pensionistas, e o PLS 296/03, que acaba com o fator previdenciário, um redutor no cálculo dos benefícios da Previdência.

O senador informou também que exigirá do Congresso a deliberação sobre o veto que, em 2006, impediu o reajuste em 16,7% dos benefícios de aposentados e pensionistas. De acordo com Paulo Paim, os que se beneficiariam desse reajuste já estavam prejudicados pelo fator previdenciário e, com o veto, descobriram que o reajuste concedido a eles não chegava a um terço do oferecido ao salário mínimo.

Paim afirmou que a votação dos dois projetos de lei e a derrubada desse veto serão capazes de sanar grave crise enfrentada por mais de 25 milhões de aposentados e pensionistas do país. Ele disse esperar derrubar o fator previdenciário ainda em 2008. Também observou que, apesar de ter iniciado praticamente sozinho a luta em favor da recuperação do poder aquisitivo de aposentados e pensionistas, descobriu que hoje não faz mais uma caminhada solitária.

- Hoje, estão aqui comigo uns 30 parlamentares que também querem mudar o fator previdenciário. A diferença entre aquela época e agora é que aumentou a indignação. Os preços dos remédios e dos planos de saúde, assim como o custo de vida aumentaram em percentuais muito superiores ao do reajuste de aposentadorias e pensões. E isso é muito humilhante para os idosos - afirmou.



07/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores defendem política de recomposição de aposentadorias

Renan apóia recomposição do valor das aposentadorias

CAS aprova proposta de recomposição salarial de aposentadorias e pensões

CAS aprova proposta de recomposição salarial de aposentadorias e pensões

Paulo Paim diz que reajuste das aposentadorias não vai quebrar a Previdência

Projeto sobre recomposição de aposentadorias e pensões será votado no dia 5