Paulo Paim volta a cobrar decisão sobre Fundo Aerus
Em pronunciamento nesta quinta-feira (12), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, mais uma vez, que o governo federal tome uma decisão sobre o caso dos aposentados do Aerus, o fundo de pensão dos trabalhadores das antigas companhias aéreas Varig e Transbrasil.
Ele contou que há oito anos esses aposentados reivindicam seus direitos, o que vem sendo negado desde que o Aerus sofreu intervenção e foi liquidado. Na época, o valor que recebiam como aposentadoria e pensão começou a cair e hoje os benefícios pagos representam apenas 8% do que deveriam valer, explicou o senador. Paim também lembrou que esses aposentados entraram na justiça e vêm obtendo ganho de causa, mas o processo aguarda decisão final no Supremo Tribunal Federal (STF).
Paulo Paim contou que filiados do Aerus fizeram esta semana, no Rio de Janeiro, mais um protesto para pedir ao governo que cumpra promessa feita pela presidente Dilma Rousseff em agosto: uma solução negociada para que os aposentados possam receber logo o que têm direito.
– O grupo do Aerus quer apenas que a presidenta cumpra o compromisso assumido naquela reunião histórica e que sejam pagos os aposentados aquilo que é devido por direito, já confirmado, inclusive, por tribunais e está agora, no último momento, da suprema corte. O que não podemos admitir é que haja dinheiro para tudo, menos para os idosos – disse Paulo Paim.
Direitos humanos
O senador Paulo Paim também saudou o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro, e que marca também os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O parlamentar lembrou que a declaração nasceu três anos após o fim da segunda guerra mundial e é um marco histórico no processo civilizatório e de construção de parâmetros éticos para balizar as relações entre seres humanos e nações.
Segundo Paulo Paim, a declaração é o reconhecimento supremo da liberdade, da igualdade e da fraternidade.
– Esta data representa uma oportunidade para a cada ano, celebrarmos os direitos humanos. Mais do que isso é também uma oportunidade para promovermos o pleno respeito, a todos, a todos, independente, da cor, da idade, do gênero, da orientação sexual, é uma data para lembrarmos a importância da luta de todos nós de combater todo o tipo de preconceito – disse Paim
12/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim volta a defender reivindicações de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus
Paim comemora decisão do STF sobre Varig que vai beneficiar fundo Aerus
Paim volta a cobrar solução para situação dos aposentados da Aerus
Paim volta a pedir solução para aposentados e pensionistas do fundo Aerus
Paulo Paim volta a cobrar extinção do fator previdenciário
Paulo Paim defende solução negociada para Fundo de Previdência Aerus