Paim comemora decisão do STF sobre Varig que vai beneficiar fundo Aerus
O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou decisão do Supremo Tribunal Federal, que condenou a União a indenizar a Varig pelas perdas financeiras provocadas pelo congelamento do preço das passagens aéreas entre 1985 e 1992.
A luta agora, disse o senador, é agilizar o cumprimento da decisão, para que a União pague os R$ 3 bilhões, de acordo com cálculos da Advocacia Geral da União, ou os R$ 6 bilhões, segundo as contas dos credores, entre eles o fundo de previdência privada Aerus.
- Esse dinheiro, explicou o senador, será usado na quitação de dívidas trabalhistas e também servirá para que o Aeros pague pendências com os aposentados e pensionistas associados ao fundo.
Paulo Paim lembrou que o processo começou em 1993 e, desde então, cerca de 950 beneficiários do Aeros morreram sem receber o que tinham direito. Os 15 mil beneficiários que estão vivos recebem, atualmente, apenas 8% do que deveriam receber, acrescentou o senador.
- Esperamos de coração que não ocorra protelação no pagamento, pois é apenas uma questão de justiça. Os aposentados e pensionistas do Aerus, com idade, eu diria, de 75 para mais, grande parte com mais de 80 anos, não podem mais esperar. Decisão do supremo não se discute mais; se cumpre - disse.
13/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim espera decisão final do STF sobre indenização que pode beneficiar Aerus
Paulo Paim volta a cobrar decisão sobre Fundo Aerus
Paim cobra definição sobre o fundo Aerus
Paim comunica reunião com ministro da AGU sobre Fundo Aerus
Ana Amélia faz apelo para que o Supremo julgue ação dos aposentados do Fundo Aerus Varig
Paim apela ao governo por solução rápida para o Fundo Aerus