Paulo Paim lamenta veto presidencial a reajuste acima da inflação para aposentados



Visivelmente decepcionado, o senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou o fato de a presidente da República ter vetado o dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que previa a possibilidade de os aposentados que ganham acima de um salário mínimo terem seus benefícios reajustados com ganho real acima da inflação. Paim informou que esse foi um dos 95 vetos promovidos pela presidente Dilma Rousseff.

- Infelizmente essa matéria foi vetada. Tínhamos fechado acordo sobre esse tema - lamentou Paim ao lembrar-se das negociações entre governo, centrais sindicais, parlamentares e representantes dos aposentados que culminaram no acordo.

Paim afirmou que a Seguridade Social brasileira não é deficitária e que R$ 40 bilhões dessa área são remanejados para outros fins por meio da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

- Faltou sensibilidade política sobre esse tema - criticou Paim, registrando que as mobilizações contra o veto já começam nesta sexta-feira (19) e vão se estender até o fim do ano.

Em apartes, os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) associaram-se ao pronunciamento do colega gaúcho e disseram também não compreender as razões do veto, pois o dispositivo não fixava índices, apenas abria a possibilidade de negociações para que os aposentados e pensionistas pudessem ter reajuste com ganhos acima da inflação.



16/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede mobilização de aposentados por reajuste acima da inflação

Paulo Paim volta a lamentar veto ao reajuste para aposentados

Paulo Paim espera derrubada do veto ao reajuste dos aposentados no dia 26

Tourinho registra protesto de aposentados da Bahia contra veto presidencial a reajuste

Alvaro Dias lamenta veto ao reajuste para aposentados e pensionistas

Paim lamenta veto a reajuste de benefícios do INSS