PAULO SOUTO DESTACA DESCOBERTA DE GÁS NA BAHIA



O senador Paulo Souto (PFL-BA) destacou nesta terça-feira (dia 31) a descoberta no sul da Bahia de gás não associado a petróleo, a apenas dez quilômetros da costa, com volume inicial estimado em 20 bilhões de metros cúbicos. Realizada pela Petrobras, a Queiroz Galvão e a Petroserv, reunidas em consórcio, a descoberta foi considerada pelo senador como "uma das mais importantes dos últimos anos", já que a reserva encontrada asseguraria a extração de cinco milhões de metros cúbicos por dia durante 20 anos, volume equivalente ao hoje produzido na Bahia em poços vinculados ou não a petróleo.

Uma das principais características da nova fonte de gás é que está localizada em águas rasas, e com profundidade do reservatório de somente 1.500 metros, o que conferirá aos poços perfurados condições excepcionais para o seu aproveitamento.

- A descoberta de gás na Bahia e na Amazônia, e de petróleo na Bacia de Campos (RJ), são resultados concretos da nova política de petróleo no país - disse Paulo Souto, lembrando que em janeiro estará completando três anos a implantação da Agência Nacional do Petróelo (ANP).

Segundo o senador, a ANP tem tido muito êxito na tarefa de conduzir a exploração de petróleo e gás de um regime monopolista para um regime de "concorrência mais livre", sem que o país abrisse mão da Petrobras como empresa estratégica. A ANP já realizou duas licitações de áreas para prospecção de petróleo e gás e realizará uma próxima em julho de 2001. A soma de toda a arrecadação da agência em 2000 vai chegar a US$ 3,5 bilhões (R$ 6,7 bilhões).

31/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Souto defende cultura do cacau na Bahia

Paulo Souto estima perdas da Bahia com a reforma tributária

PAULO SOUTO: 100% DOS INATIVOS DA BAHIA SÃO PAGOS POR FUNDO PREVIDENCIÁRIO

PAULO SOUTO ANUNCIA LANÇAMENTO DE PROGRAMA AGRINVEST NA BAHIA

Paulo Souto pede solução para conflito de terras no sul da Bahia

Paulo Souto: Bahia entra em novo ciclo de desenvolvimento industrial