Pavan alerta para crise na agricultura de Santa Catarina



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) alertou para o que classificou como grave situação dos produtores agrícolas da Santa Catarina, que estão abandonando suas terras para tentar a vida nas periferias dos grandes centros urbanos devido à falta de perspectiva do setor no governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Pavan frisou que tal fenômeno sócio-econômico jamais acontecera na história da região,conhecida como um dos maiores celeiros de grãos e alimentos no país.

A propósito, citou matéria publicada no jornal Correio Braziliense, do Distrito Federal, destacando que um município catarinense, Massaranduba, apresenta uma economia fortalecida em comparação aos demais municípios. Fruto da parceira entre a prefeitura local e médios e pequenos produtores, a região apresenta uma das maiores produtividades de arroz. Ressalvou, porém, que o sucesso do município é resultante de um esforço local, sem a participaçãodo governo federal.

- Não há investimentos em Massaranduba assim como não há em todo o Brasil. Este governo conseguiu colocar a perder toda uma meta iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso e, hoje, sem a exportação de produtos do campo, estamos com um [crescimento do] PIB [Produto Interno Bruto] bem abaixo do do Chile. Daqui a pouco estaremos passando fome, a continuar essa omissão do presidente Lula com o agricultor - concluiu.

05/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan alerta para situação de pequenos produtores de laticínios de Santa Catarina

Estradas federais de Santa Catarina precisam de investimentos urgentes, alerta Pavan

Pavan cobra empréstimo do BID para o turismo em Santa Catarina

Pavan informa que comissão do Senado transferiu ida a Santa Catarina para o dia 11

Pavan quer liberação de emendas parlamentares para Santa Catarina

Pavan elogia pedido do governo de Santa Catarina para revogar ampliação de área indígena