Pavan elogia pedido do governo de Santa Catarina para revogar ampliação de área indígena



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) considerou justa e procedente a solicitação encaminhada ao Ministério da Justiça pelo estado de Santa Catarina de que seja revogada a ampliação da reserva indígena de Ibirama, de 14 mil para 37 mil hectares. Ele argumentou que não é razoável garantir os direitos dos índios às custas de conseqüências nocivas para as famílias que ocupam legitimamente as terras que o Ministério da Justiça quer repassar para os indígenas.

A reserva de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi criada por decreto do governo daquele estado assinado em 1926. Segundo Leonel Pavan, a área inicial era de 20 mil hectares. Em 1952, prosseguiu, mediante acordo com o Serviço de Proteção aos Índios, o governo reduziu a área para 14.150 hectares. Em 1996, um decreto presidencial homologou a demarcação da terra e fixou sua superfície em 14 mil hectares.

Em agosto do ano passado, informou o senador, uma portaria do Ministério da Justiça ampliou a área da reserva de Ibirama para 37.108 hectares, quase o dobro dos 20 mil hectares inicialmente doados pelo governo do estado para sua criação. Pavan informou que muitas das terras agora incorporadas à reserva indígena são exploradas no regime de agricultura familiar por pequenos produtores rurais.

- É justo dar aos índios o que é dos índios. É justo que tenham acesso aos meios que lhes permitam reproduzir sua cultura, seu modo de vida, seus costumes. Não há quem deixe de reconhecer que o Brasil, como é hoje, tem uma dívida com os habitantes originários desta terra. Mas não há justiça sem razoabilidade. Tentar fazer justiça desconhecendo os limites do razoável não é muito diferente de ser arbitrário - afirmou Leonel Pavan.



06/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan elogia governo de Santa Catarina

Pavan pede ao governo que ajude o estado de Santa Catarina

Pavan: governo prejudica Santa Catarina na distribuição de recursos públicos

Leonel Pavan diz que governo ignora importância econômica de Santa Catarina

Pavan cobra do governo federal apoio às indústrias de Santa Catarina

Pavan denuncia inércia do governo federal no combate às calamidades em Santa Catarina