Pavan cobra do governo federal apoio às indústrias de Santa Catarina



Citando dados da pesquisa "Indicadores Industriais", da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) cobrou do governo federal, nesta quinta-feira (8), medidas de apoio ao setor industrial de seu estado. O estudo da Fiesc registrou uma queda de 13,17% nas vendasdas indústrias catarinenses em abril, em relação ao mês anterior.

Os setores mais afetados, segundo a pesquisa, foram aqueles tradicionalmente mais dependentes das exportações e prejudicados pela valorização do real, como os de mobiliário, com queda de 30,38%, e madeira, com crescimento negativo de 23,53%. Os dados consideraram o faturamento das indústrias descontada a inflação.

Na avaliação de Pavan, a retomada do crescimento do setor em seu estado dependeria da adoção, pelo governo federal, de certas medidas, como a sanção do projeto que reabre o prazo de adesão ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal), a liberação de créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das exportações, o aumento de investimentos em infra-estrutura e a redução da carga tributária.

- Além dos juros exorbitantes que temos de pagar, do sistema tributário caótico e disfuncional em vigor, dos problemas de natureza cambial e do crescente déficit interno que devemos sustentar, não existe nesse atual governo uma política nacional de desenvolvimento nem investimentos no setor produtivo - reclamou.

Em aparte, Sibá Machado (PT-AC) lembrou que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam equilíbrio de crescimento do PIB brasileiro para 2006, com previsão de aumento de 4% até o final do ano. Os dados do mês de abril citados por Pavan,disse Sibá, estariam influenciados por número excepcional de feriados, que teriam puxado a média de crescimento do mês para baixo.



08/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan denuncia inércia do governo federal no combate às calamidades em Santa Catarina

Pavan: "Santa Catarina ainda não recebeu nenhum centavo do governo federal"

Pavan cobra empréstimo do BID para o turismo em Santa Catarina

Leonel Pavan cobra promessa do ministro dos Transportes a Santa Catarina

Pavan elogia governo de Santa Catarina

Pavan pede ao governo que ajude o estado de Santa Catarina