Pavan critica falta de planejamento do Programa Fome Zero



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) criticou o Fome Zero nesta segunda-feira (24), por entender que está faltando transparência e organização ao programa. Para ele, a melhor forma de distribuir alimentos para pessoas carentes é dar início ao programa por intermédio dos prefeitos e vereadores.

- São os prefeitos que conhecem as peculiaridades da população e suas carências. Tenho certeza que o Fome Zero, se fosse descentralizado aos municípios, em questão de dias cada uma das prefeituras teria organizado um cadastro perfeito - afirmou.

Ele ressaltou que o Fome Zero, tal como está, é um programa vazio. Seus organizadores não sabem o número de carentes, muito menos onde estão, apontou Pavan, E não há um número de conta bancária para doações, nem organização para recolher os inúmeros carregamentos de não-perecíveis que estão sendo arrecadados no Brasil inteiro por clubes, associações de bairro e escolas. -Para onde estão indo todas essas doações?-, perguntou.

Segundo Pavan, o governo Luiz Inácio Lula da Silva não pode frustrar seus eleitores, o que a seu ver acontecerá se o Fome Zero tornar-se um mero programa assistencialista. Como meta, o Fome Zero é impecável, mas como programa prático está sendo um confusão de amadores, opinou Pavan.

O senador citou declarações do bispo católico D. Mauro Morelli, que alertou para a necessidade de desenvolver as pequenas e microempresas como meio de gerar renda, trabalho e cidadania. Sem integrar ações de educação, reforma agrária, saneamento e saúde, não será possível obter resultados concretos, disse Pavan, citando Morelli.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) condenou a -procura do novo- que vem caracterizando o Fome Zero. Segundo ele, nunca houve um programa tão relevante para diminuir carências alimentares do que o Programa do Leite, do governo José Sarney. Além de alimentar, expandiu as bacias leiteiras e fixou o homem no campo, explicou. -É só imitar o que já deu bom resultado-, concluiu.



24/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan cobra implementação do programa do Fome Zero

João Alberto critica falta de planejamento

Casildo Maldaner critica falta de planejamento na desoneração do etanol

Suplicy critica exigência de nota fiscal do programa Fome Zero

Pavan diz que Bolsa Família e Fome Zero não alcançaram objetivos

Pavan cobra de Lula cumprimento da promessa de combate à fome