João Alberto critica falta de planejamento



A falta de planejamento está levando o Brasil a enfrentar uma série de problemas, especialmente em matéria de infra-estrutura, observa o senador João Alberto Souza (PMDB-MA). Ele cita a crise de energia elétrica como um dos resultados da falta de imprevidência que se tornou comum na administração do país.

- A questão da energia elétrica se vinha anunciando há já algum tempo. Nunca suscitou, porém, a necessária preocupação no governo e na população, e nada sugeria que se tratasse de algo tão grave - afirmou.

O senador referiu-se também ao problema do deslocamento populacional das grandes cidades para as localidades de porte médio e para a periferia dos centros urbanos, as chamadas cidades-dormitório. Em ambos os casos, há grande demanda por infra-estrutura econômica e social, mas as ações adotadas em caráter de urgência costumam provocar aumento de gastos, desperdício e má qualidade das obras.

Outro problema decorrente da falta de planejamento é o caos gerado pelo excesso de automóveis particulares e a má conservação da frota de ônibus. Segundo estudos técnicos, a utilização do automóvel por uma pessoa tem um consumo oito vezes superior ao consumo de quem faz uso de ônibus. Mas os que andam de ônibus sofrem com o desconforto e a insegurança dos assaltos. Em mau estado, os coletivos também contribuem para a poluição do ar.

- Por menor que seja o estado, é dever do governo cultivar a criatividade. É preciso antecipar-se à crise, abandonando a esperança preguiçosa na bondade e na generosidade da natureza e da gente que dela se utiliza - recomendou o senador.

18/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan critica falta de planejamento do Programa Fome Zero

Casildo Maldaner critica falta de planejamento na desoneração do etanol

João Alberto critica proliferação de cursos seqüenciais e online

João Alberto critica postura do governo de apenas reagir às enchentes

João Alberto critica jornal e desmente parentesco com envolvido em fraudes em Santo André-SP

João Pedro critica governo de Israel e diz que falta coerência a discurso de Shimon Peres