Pavan critica política econômica



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) criticou nesta terça-feira (19) a política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva, por prejudicar "diretamente o contribuinte e as camadas mais necessitadas". Ele disse que a população não agüenta mais pagar "juros absurdos" e arcar com aumentos constantes, como o dos combustíveis.

- Mesmo sabendo que essas decisões só têm agravado o quadro da miséria e da pobreza que atinge a maioria do povo brasileiro, o governo do presidente Lula, ao que nos parece, não demonstra qualquer disposição para mudar os seus atos e assumiu de vez a postura da insensibilidade. Decidiu realmente massacrar a classe média e prejudicar ainda mais os mais pobres - afirmou.

Pavan alertou ainda para o caráter inflacionário dos reajustes nos preços dos combustíveis e cobrou a aplicação dos recursos arrecadados com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) na recuperação das rodovias, lembrando que o Tribunal de Contas da União (TCU) já se manifestou sobre o assunto condenando o governo pelo uso do dinheiro para fazer superávit primário e pagar dívidas pendentes.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse, em aparte, que em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na manhã desta terça-feira houve uma discussão em torno da proposta das parcerias público-privadas (PPPs).

- Não é verdade que o governo não faz as obras de infra-estrutura que o país necessita porque o Congresso Nacional não vota as PPPs. O governo tem os recursos, mas não sabe como aplicá-los - assinalou.

O senador Flávio Arns (PT-PR), por sua vez, disse que é preciso pensar no que vem dando certo e nos desafios que ainda precisam ser enfrentados. Ele disse que a população ainda tenta entender por que os recursos da Cide (R$ 8,5 bilhões em 2003 e R$ 10 bilhões em 2004) e o excedente do superávit primário não são aplicados em obras de infra-estrutura.

- Poderíamos encontrar caminhos, mesmo sem as PPPs - frisou.



19/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero critica política econômica

José Agripino critica política econômica

DELFIM NETTO CRITICA POLÍTICA ECONÔMICA

LAURO CAMPOS CRITICA POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO

Mão Santa critica condução de política econômica por Palocci e Meirelles

Lúcia Vânia critica política econômica do governo federal