Pavan registra aniversário de 15 anos do PSDB e lembra conquistas do partido



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) relacionou as conquistas de seu partido, que completou 15 anos nesta quarta-feira (25). O PSDB, disse o senador, foi responsável -pela mais equilibrada transição de poder em regime democrático- da história do país e pelo fim da inflação no Brasil, que tinha -os maiores índices de carestia no planeta-. Ele lembrou que essas conquistas foram alcançadas no governo de Fernando Henrique Cardoso, eleito presidente da República por duas vezes seguidas no primeiro turno.

Pavan afirmou que o PSDB tem o objetivo de -corrigir as injustiças sociais e melhorar as condições de vida do povo por meio de reformas consentidas pela sociedade, dentro de um regime democrático-. Seu partido, acrescentou, fez -uma revolução na educação-, ao conseguir colocar na escola 97% das crianças entre 7 e 14 anos.

- Fechamos a fábrica de analfabetos - afirmou.

No setor da saúde, destacou que a mortalidade infantil caiu quase 40% ao longo dos anos 90. No Nordeste, a taxa baixou de 73 mortes por mil nascidos vivos para 44 mortes a cada mil. Destacou ainda que a expectativa de vida do brasileiro aumentou 2,6 anos em média no período, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro.

Pavan também ressaltou a melhora no atendimento de saúde nas pequenas cidades do interior, com os programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, prevenindo doenças em vez de remediá-las. Mas o partido também atuou no setor de medicamentos, com o surgimentos de mais de 800 genéricos registrados, com preço de venda até 70% menor, acrescentou.

Durante o governo de Fernando Henrique, afirmou o representante catarinense, o número de pessoas pobres baixou de 65 milhões para 55 milhões. Destes, 7 milhões deixaram de ser considerados indigentes.

- Ainda é pouco, mas foi um passo gigantesco - disse.

Pavan destacou os avanços na reforma agrária, com mais de 600 mil famílias assentadas nos oito anos do governo do PSDB, -o triplo do que foi feito nos 30 anos anteriores-. Ressaltou também o crescimento de 70% na produção agrícola, que saltou para 116 milhões de toneladas de grãos sem o aumento da área plantada.

Outro aspecto ressaltado foi aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que deu regras rígidas contra descontrole orçamentário para a União, os estados e os municípios. Pavan ainda ressaltou a modernização da economia brasileira, com R$ 150 bilhões de investimentos diretos com a privatização.

- Os brasileiros passaram a ter acesso a bens e serviços antes restritos a uma parcela da população - afirmou o senador, ressaltando que a quantidade de telefones fixos instalados saltou de 13 milhões, em 1994, para 50 milhões, ano passado.



25/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá registra o aniversário do PSDB

Ana Rita lembra os 34 anos do Partido dos Trabalhadores

Lúcia Vânia registra o 15º aniversário do PSDB

Serys saúda aniversário de 85 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Maguito registra 40 anos do PMDB e prévias do partido

Lúcia Vânia lembra aniversário de 16 anos da Constituição de 1988