PEÃO DE RODEIO É EQUIPARADO A ATLETA PROFISSIONAL



A Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira (dia 12) projeto que equipara a atividade de peão de rodeio a dos atletas profissionais. Emenda do relator, senador Romeu Tuma (PFL-SP), estabelece que a celebração de contrato com menores de 16 anos e menores de 21 deve ser precedida de expresso assentimento de seu responsável legal.

Para Tuma, a principal contribuição do projeto é que ele estabelece um conteúdo mínimo para os contratos celebrados entre as entidades promotoras e os peões. Ele prevê, por exemplo, a obrigatoriedade da contratação de seguro e fixa normas a respeito do enquadramento previdenciário dos peões e do recolhimento das contribuições.

- Sem os benefícios dessa proposta, os peões são explorados como os animais que participam dos rodeios - observou Gérson Camata (PMDB-ES).

Pelo projeto, a entidade promotora que estiver com o pagamento da remuneração de seus atletas em atraso, por período superior a três meses, não poderá participar de qualquer competição oficial ou amistosa.

Tuma também observou que ao invés de procurar criar uma lei rígida que iniba a contratação, a proposta optou por estabelecer cláusulas mínimas de proteção a fim de assegurar ao peão garantias básicas que hoje não são ainda respeitadas.

12/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEÃO DE RODEIO É EQUIPARADO A ATLETA PROFISSIONAL

Peão de boiadeiro é equiparado a atleta profissional

CE EXAMINA PROJETO QUE EQUIPARA PEÃO DE RODEIO A ATLETA PROFISSIONAL

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VOTA PROJETO QUE FAZ DO PEÃO DE RODEIO ATLETA PROFISSIONAL

PEÃO DE BOIADEIRO PODERÁ SER EQUIPARARADO A ATLETA PROFISSIONAL

PIAZZA CRITICA SISTEMA DE PROTEÇÃO AO ATLETA PROFISSIONAL BRASILEIRO