PEC da Defesa Civil é retirada de pauta após debate sobre constitucionalidade



A retirada de pauta da proposta de emenda à Constituição (PEC 10/11) que trata do Sistema Nacional de Defesa Civil e da carreira de agente de Defesa Civil também foi precedida de discussão, nesta quarta-feira (26), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O debate foi aberto pelo senador José Pimentel (PT-CE), para quem a proposta está prejudicada pela vigência da Lei 12.340/10, que já regula as ações na área.

Mesmo sem apresentar voto em separado pela rejeição da PEC 10/11, José Pimentel entende ser mais adequado normatizar a atuação do poder público na defesa civil por lei ordinária que por via constitucional.

O pedido de adiamento de votação foi feito pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor da PEC 10/11. Sua pretensão é debater a matéria com técnicos do Poder Executivo. Ao contrário de José Pimentel, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse avaliar a Lei 12.340/10 como "inviável", reclamando de não ter sido colocada em prática até o momento.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) também comentou a matéria, considerando inconstitucional o relatório elaborado pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC). Sua crítica é à tentativa de repassar a responsabilidade pela defesa civil aos municípios, quando a Constituição a insere entre as competências da União.

TCU

Concluída essa discussão, Pedro Taques pediu vista de projeto de lei da Câmara (PLC 168/10) que cria dois cargos em comissão para o gabinete de auditor do Tribunal de Contas da União (TCU): um de oficial de gabinete e outro para assistente.

Apesar de considerar elogiar a proposta, o parlamentar questionou emenda do relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que altera a denominação do cargo de "auditor" para "ministro-substituto" do TCU, tendo em vista que compete ao seu titular substituir os ministros da Corte em todos os seus impedimentos.

Para evitar que a mudança de nomenclatura torne o PLC 168/10 inconstitucional, o projeto foi retirado de pauta para realização de ajustes no parecer de Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



26/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Integração Nacional participa de debate sobre defesa civil

Defesa Civil alerta para risco de desmoronamentos no Rio Acre após baixa das águas

MP da defesa civil continua a trancar a pauta

Melhorias na Defesa Civil em pauta no Plenário

Senadores querem debate sobre constitucionalidade de uniformização de alíquotas do ICMS

Depois de debate sobre constitucionalidade, comissão aprova criação de TRF em Manaus