PEC dos Vereadores pode ser votada hoje
Os líderes partidários decidiram deixar para esta quarta-feira (17) a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 47/08) que define limites para os gastos das Câmaras Municipais. A proposta deverá ser o primeiro item da pauta de votações da ordem do dia, que deverá começar ás 15h.
A decisão foi tomada após ter sido verificada, na votação nominal de uma indicação de autoridade, a presença de apenas 52 senadores em Plenário - para aprovar uma PEC são necessários 49 votos favoráveis.
O senador César Borges (PR-BA) é o primeiro signatário da PEC, aprovada sob a forma de emenda substitutiva, foi relatada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS). O texto final é resultado da análise de duas emendas apresentadas em Plenário durante a discussão da proposta.
A chamada "PEC Paralela dos Vereadores" tem longo trajeto no Congresso. Foi primeiramente votada pela Câmara como PEC 20/08, e, ao chegar ao Senado, foi modificada e desmembrada, a partir da aprovação de requerimento dos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Cesar Borges. A PEC 47/08 é resultado, portanto, do desmembramento de um dos artigos da PEC 20/08 - e por isso é conhecida como "PEC paralela".
A PEC 20/08, que aumenta o número de vereadores, tramita agora na Câmara dos Deputados, enquanto a PEC 47/08 ficou para ser analisada no Senado. Se aprovada em dois turnos de votação, a matéria também será examinada pela Câmara.
16/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
PEC Paralela dos Vereadores deve ser votada hoje
PEC dos vereadores pode ser votada em Plenário nesta semana
Proposta para evitar enchentes pode ser votada hoje na CI
Prorrogação de prazo para a Comissão da Verdade pode ser votada hoje
Reforma eleitoral pode ser votada ainda hoje pelo Plenário
Indicação de Barroso pode ser votada pelo Plenário ainda hoje