PEC dos vereadores poderá ser votada na próxima semana



O Plenário do Senado realizou nesta quarta-feira (3) a quinta e última sessão de discussão em primeiro turno da proposta de emenda à Constituição (PEC 47/08), de autoria do senador César Borges (PR-BA), que disciplina os gastos nas câmaras legislativas municipais. Como foram apresentadas emendas de Plenário à proposta, ela terá que ser novamente analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que já a havia aprovado em maio na forma do substitutivo do senador Valter Pereira (PMDB-MS).

O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP), conclamou os líderes partidários a se empenharem pela votação da matéria, tanto na CCJ como no Plenário, já na semana que vem. Ex-candidatos a vereadores têm pressionado pela votação da PEC, a fim de que ela possa logo ser analisada pela Câmara dos Deputados, onde tramita outra proposta que altera o número de vereadores na câmaras.

PEC da Juventude

Também foi realizada nesta quarta-feira a quinta e última sessão de discussão em primeiro turno da PEC 42/08, a chamada "PEC da Juventude", que acrescenta menção aos jovens na Constituição para assegurar os seus direitos. Do deputado Sandes Júnior (PP-GO), a proposta define que o texto do artigo 227 da Carta Magna passa a ser o seguinte: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

A PEC já poderá ser votada em primeiro turno na próxima sessão deliberativa.



03/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC dos vereadores pode ser votada em Plenário nesta semana

CCJ poderá votar a PEC dos Vereadores na próxima terça-feira

Pauta da CMA será votada na próxima semana

Lei de Biossegurança deverá ser votada na próxima semana

PEC das MPs será votada em Plenário na próxima semana

Prorrogação da CPI deverá ser votada na próxima semana