Pedido para instalação de CPMI do Cachoeira tem ampla adesão no Senado
O requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará a rede de influência do bicheiro Carlos Cachoeira na administração pública já tem 60 assinaturas de senadores. O número ultrapassa com larga margem o mínimo de 27 adesões exigidas para a instalação. Também são necessárias 171 assinaturas de deputados.
De acordo com o senador Walter Pinheiro (PT-BA), líder do PT, nenhum integrante do bloco de apoio ao governo retirou assinatura do documento, que tem, inclusive, a adesão dos 13 parlamentares do PT na Casa.
- O número mínimo já tinha sido atingido há tempos, e ninguém retirou assinatura – disse Pinheiro nesta terça-feira (17).
De acordo com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), as duas vagas que cabem ao PSDB caso a comissão seja criada deverão ser ocupadas pelos senadores Cássio Cunha Lima (PB) e Aloysio Nunes (SP), e as suplências serão oferecidas a dois senadores de outros partidos: Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
– Queremos uma comissão abrangente, e estamos oferecendo vagas que cabem ao PSDB na suplência a figuras que estão ficando fora da CPMI, como os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que não terá espaço na cota do PMDB.
Aécio cobrou dos senadores governistas o apoio à CPI, compromisso assumido por parte deles na semana passada, diante de informações de um recuo do PT.
– Àqueles que propuseram a CPI cabe a responsabilidade de mostrar ao país que querem fazê-la para investigar todas as relações indevidas ou criminosas durante todo o período.
Ele também aconselhou o governo a não tentar retirar a construtora Delta das investigações:
- Nós não podemos começar a CPI tirando ou incluindo de forma discricionária A ou B, sejam agentes públicos, sejam privados. O objeto é investigar todas as denúncias em torno das relações ilegais de um contraventor. A partir daí não pode haver limitações. Da nossa parte vai haver a busca da investigação mais abrangente possível, e esperamos que o governo não frustre nem a sociedade brasileira nem a oposição – disse Aécio.
17/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pedido de instalação de CPMI para investigar repasses ao MST é protocolado na Mesa do Congresso
Deputados continuam negociando requerimento para CPMI do Cachoeira
Governo e oposição divergem sobre abrangência de CPMI para investigar caso Cachoeira
Arquivado pedido de criação da CPMI do Futebol
Alvaro Dias quer comando compartilhado da CPMI do Caso Cachoeira
Jucá apresenta parecer por instalação de CPI ampla