Pedido de instalação de CPMI para investigar repasses ao MST é protocolado na Mesa do Congresso



Foi protocolado nesta terça-feira (20), na Secretaria da Mesa do Congresso, o pedido de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o repasse de recursos públicos e o financiamento das ações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Assinam o requerimento a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e os deputados federais Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), este último líder do partido na Câmara.

Conforme disse Caiado em entrevista aos jornalistas, foram colhidas 188 assinaturas naquela Casa e 35 no Senado. É necessária a adesão de pelo menos 27 senadores e 171 deputados para a instalação da CPMI.

Questionado sobre o risco de uma articulação do governo provocar a retirada de assinaturas, Caiado explicou que os parlamentares que assinaram o requerimento foram orientados quanto aos objetivos da comissão e fatos relevantes que motivam o pedido de instalação da CPMI. Segundo ele, "ninguém que assinou (o requerimento) pode alegar desconhecimento". Caiado disse ainda não ser possível "tratorar a verdade".

O requerimento deve ser lido na sessão do Congresso prevista para esta quarta-feira (21). Os parlamentares podem retirar assinaturas até a meia-noite do mesmo dia. Há cerca de um mês, a desistência de 45 parlamentares impediu a instalação de uma comissão no Congresso para investigar o MST.



20/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedido de criação da CPI da Pedofilia é protocolado junto à Mesa

Pedido para instalação de CPMI do Cachoeira tem ampla adesão no Senado

Requerimento para criação da CPI da Copa é protocolado na Mesa do Congresso

Congresso instala CPMI para investigar violência contra a mulher

Protocolado pedido de CPI da Segurança Pública

Protocolado pedido de criação de CPI dos cartões corporativos