Pedro Simon conclama o governo a promover o desenvolvimento do país



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) conclamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a mudar os rumos da política econômica do país para promover o crescimento econômico e a geração de empregos prometidos durante a campanha eleitoral. Segundo ele, ainda há tempo de diminuir as despesas com juros, para sobrar o dinheiro indispensável ao desenvolvimento.

- Lula, acorde, volte a ser o que você era, um líder com sensibilidade social, preocupado com o bem-estar da população. Seu governo não pode ficar marcado por medidas como compra de um avião espetacular, reforma de seis meses no Palácio do Alvorada e revolução nos jardins para adotar um símbolo partidário, quando o Palácio é do povo brasileiro e não do PT - conclamou.

Para Simon, o presidente tem credibilidade internacional para obter, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, condições mais favoráveis para pagar a dívida externa que não inviabilizem as ações para o crescimento econômico do país.

Para o senador pelo Rio Grande do Sul, os juros precisam baixar com maior velocidade para desafogar o setor produtivo e gerar empregos. Segundo ele, ninguém agüenta mais que os bancos estejam ganhando ainda mais do que no governo Fernando Henrique Cardoso, quando já lucravam demais.

Simon também alertou o presidente para o perigo de ele ouvir apenas as pessoas que o cercam, "batendo nas costas e aplaudindo". É indispensável que o ocupante do Planalto converse com empresários e parlamentares que tenham pontos de vista diferentes do seu, para ampliar seus horizontes de decisão, sugeriu.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) concordou com o fato de o presidente Lula estar muito isolado. "Quantas vezes conversou com um parlamentar da oposição? Pouquíssimas, porque não vale contar cineminha e churrascada", observou.



16/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Este é o momento ideal de combater a corrupção, conclama Pedro Simon

'Este é o país da impunidade', afirma Pedro Simon

Pedro Simon convoca estudantes a lutar por um país melhor

Íris de Araújo conclama governo a mudar logo o país

Pedro Simon sobre o Ficha Limpa: 'Para mudar o país, a sociedade tem que se movimentar'

Fatos atuais demonstram necessidade de uma profunda análise sobre o país, afirma Pedro Simon