Pedro Simon diz temer "glamourização da barbárie"



O senador Pedro Simon (PMDB-RS), em discurso nesta quarta-feira (30), lamentou a perda pela sociedade de valores que considera fundamentais - como a ética - e manifestou seu temor pela "glamourização da barbárie", a partir de episódios como o assassinato da menina Isabella Nardoni, fartamente noticiado pelos meios de comunicação, ou do menino João Hélio, arrastado por assaltantes pelas ruas do Rio de Janeiro há um ano.

- O que deu errado no projeto do homem? - indagou o senador.

Simon afirmou que instituições antes inspiradoras de valores formadores do caráter, como a família, a escola e a Igreja, perderam sua posição para a TV e os monitores de computador. Pais que deviam proteger seus filhos os matam, já que, só no Brasil, uma criança é morta a cada dez horas, muitas vezes por integrantes de sua própria família. Falta diálogo, afirmou, e sobram consumo e disputa fratricida no lugar da competição sadia.

- Se desejarmos outra realidade, a do ser, e não a do ter, e se quisermos manter os mesmos valores, mais preciosos, é preciso que recuperemos dois princípios básicos e fundamentais: coerência e ética - afirmou.

Como construir um verdadeiro cidadão, se, desde muito cedo, ele percebe que aqueles escolhidos para prover, coletivamente, a proteção, a educação, a saúde, a própria cidadania, subtraem o que é de todos, para proveito próprio e individual? - perguntou o senador.

Para Simon, faz-se necessário o fortalecimento do Estado legal, que elabora as leis e a faz cumprir. Ele enfatizou ainda a necessidade de punição dos desvios cometidos por quem deveria se pautar pela virtude, observando que não são as novas leis punitivas que mudarão os desvios éticos, mas sim o cumprimento das já existentes.

- O pior para o sentimento de frustração de um povo não é a falta de lei, mas o não cumprimento das leis existentes, que não podem ser substituídas pela força - disse.

O parlamentar conclamou ainda os jovens a mudar esta realidade, ainda que a sociedade, especialmente os mais velhos, esteja demonstrando sinais de fadiga.



30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Temer contra Itamar e Simon

Pedro Simon fala da ética em Pedro Aleixo

Pedro Simon diz que CPI faz um ‘jogo de mentirinha’

Pedro Simon diz que sua proposta não é "golpe"

Pedro Simon diz que ética não dá voto

Pedro Simon defende presidente do Banrisul