Pedro Simon diz que ética não dá voto



Matérias publicadas pela imprensa sobre o governo e a campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram citadas e comentadas em Plenário, nesta terça-feira (11), pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). O destaque foi dado ao artigo "Ética dá voto?", do colunista Merval Pereira, publicado pelo jornal O Globo. Em resposta à pergunta do jornalista, Simon afirmou que "ética não dá voto nem deve ter por objetivo buscar o voto". Na sua opinião, "ética é a obrigação de fazer aquilo que deve ser feito".

A primeira reação positiva ao discurso do peemedebista partiu do senador Jefferson Péres (PDT-AM). O parlamentar tratou de citar, no aparte, trecho de "Ética dá voto?" descrevendo a reação do vice-presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, à pergunta sobre um eventual constrangimento ao presidente Lula pelo apoio dado a sua reeleição por candidatos petistas acusados de receber o "mensalão". Segundo Jefferson Péres, Garcia teria apontado como único constrangimento a possibilidade de esses candidatos não terem votos.

Simon lamentou não só esse apoio e essa declaração, mas o fato de o ministro chefe das Relações Institucionais, Tarso Genro, não ter punido os petistas sob suspeita de envolvimento no escândalo do "mensalão" quando assumiu, por três meses, a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT). Em seguida, criticou a permanência no governo e a promoção a ministro do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, após a abertura de processo contra ele pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a possível indicação do ex-senador Jader Barbalho, também processado pela Justiça, para coordenar, no PMDB, a campanha de reeleição de Lula.

O peemedebista encerrou seu discurso anunciando que o novelista Sílvio de Abreu, autor de Belíssima, deverá participar de audiência pública no Senado para discutir entrevista recente sobre a novela dada à revista Veja. O tema que deverá conduzir os debates será o resultado de pesquisa de opinião sobre os personagens de Belíssima, que revelou a preferência do público pelos personagens desonestos e de mau-caráter.

11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon fala da ética em Pedro Aleixo

Pedro Simon fala a estudantes sobre ética e cidadania

Pedro Simon defende aprovação da PEC do voto aberto

Pedro Simon defende voto aberto de forma irrestrita

Pedro Simon cobra de Sarney votação de PEC que acaba com voto secreto

Pedro Simon cobra aprovação sumária do projeto Ficha Limpa e aponta falta de ética como uma das mazelas do país