Pedro Simon pede extinção de punição contra servidor do Senado



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um apelo em Plenário, nesta segunda-feira (10), ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN, solicitando a extinção da pena imposta ao servidor da Casa Marcos Santi.

Ex-subsecretário-geral da Mesa do Senado, Marcos Santi foi punido por ter acusado o ex-presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) de usar o cargo para manipular o processo de cassação que sofreu no ano passado. Marcos Santi recebeu, após a conclusão de um processo administrativo, uma advertência formal que foi colocada em sua ficha funcional.

O senador apresentou matérias publicadas pelo jornal Correio Braziliense e disse considerar injusta a penalidade aplicada ao servidor. Ele comparou a atual situação de Marco Santi à do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que não conseguiu mais emprego após ter denunciado à CPI dos Bingos que o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci fazia freqüentes visitas a uma mansão no Lago Sul freqüentada por lobistas de Ribeirão Preto.

Após traçar um breve histórico da trajetória profissional de Marcos Santi no Senado, Pedro Simon alertou para o risco de tal punição se transformar num "péssimo exemplo" para os demais servidores.

- Isso significa, para os servidores do Senado, que qualquer irregularidade sabida ou presenciada deve merecer o silêncio, sob pena de punição - disse.

Pedro Simon acrescentou que, mantida a punição de Marcos Santi, também devem ser punidos os senadores que denunciaram a suposta intromissão de Renan no seu processo.



10/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon pede a jovens que cobrem punição de políticos corruptos

Simon pede atuação firme do Senado contra excesso de MPs

Pedro Simon pede prorrogação dos trabalhos da CPI

Pedro Simon pede convocação de Pagot à CPI do Cachoeira

Pedro Simon pede "reforma profunda" do Legislativo

PEDRO SIMON PEDE A FHC MUDANÇA NOS RUMOS DO GOVERNO