Pedro Simon prevê dias piores para o Senado



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) voltou a sugerir que o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), renuncie ao cargo para que a Casa possa voltar à normalidade. Ele acredita que o Senado vive o "momento mais sério" de toda a sua história.

- Presidente Sarney, eu acho que o senhor deve renunciar, porque se o senhor não renunciar eu não sei o que vai acontecer. Dias muito negros, horas muito difíceis e dramáticos nós vamos viver - afirmou.

Simon lembrou o ex-senador Darcy Ribeiro para dizer que os senadores estão "vivendo o inferno" no Senado devido às inúmeras denúncias contra o presidente Sarney publicadas pela imprensa.

- Ora, esta Casa nunca foi santa. É verdade que Darcy Ribeiro dizia que o Senado é muito bacana, melhor do que o céu. Porque para ir para o céu é preciso morrer; e para vir para esta Casa não precisa morrer. Eu diria que nós estamos vivendo um momento em que esta Casa é pior do que o inferno. Sem morrermos estamos vivendo o inferno aqui, no Senado, pelo deboche, pela ridicularização - lamentou Simon.

Para Simon, a atitude correta da parte de Sarney seria concordar que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar investigasse todas as denúncias e representações contra ele. Simon também defendeu a importância histórica e a seriedade do jornal O Estado de S. Paulo, criticado por Sarney pouco antes.

- O Estado de S. Paulo é um patrimônio deste país. Venho nesta hora e neste momento dizer que o jornal O Estado de S. Paulo tem uma história de luta e de resistência - afirmou Simon.

O senador também comentou as afirmações da imprensa sobre suposta pressão do PMDB para que o PT retire do Conselho de Ética senadores que poderiam votar contra o presidente do Senado.

- Mudar a composição! Ó, velho PT, quem te viu e quem te vê! O PT se retirar do Conselho de Ética, abrir mão dos seus representantes no Conselho de Ética, para botar representantes de outros partidos para arquivar representações. Isso é o atestado de óbito do velho PT - disse o parlamentar gaúcho.

Simon citou ainda recente pesquisa do Datafolha segundo a qual 66% dos brasileiros acreditam que o presidente Sarney está envolvido em irregularidade e mais de 70% afirmam que Sarney deveria renunciar ou se afastar da Presidência do Senado. Na opinião do senador, "há um esgotamento da paciência da sociedade".



17/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedron Simon: ‘Adiamento de convocação de Pagot e Cavendish é um dos piores momentos do PT’

Para Delcídio, legislatura passada foi uma das piores da história do Senado

Pedro Simon destaca os oito anos de funcionamento da TV Senado

Suplicy defende candidatura de Pedro Simon à Presidência do Senado

Pedro Simon defende 'cautela' na reforma administrativa do Senado

Pedro Simon recomenda que Sarney renuncie à presidência do Senado