Pedro Simon reclama de emenda que beneficia banqueiros em MP



Referindo-se à MP 517/11, aprovada pelo Senado no início do mês, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou nesta quinta-feira (16) que essa medida provisória chegou da Câmara dos Deputados com uma "emenda de contrabando", que foi aprovada junto com a MP sem que os senadores se dessem conta do seu verdadeiro teor.

Simon explicou que a emenda permite que bancos em liquidação extrajudicial deduzam de suas dívidas com o Banco Central "créditos de fundo de compensação de variação salarial por um preço maior que o valor negociado em mercado".

O senador pediu então à presidente da República, Dilma Rousseff, que ela vetasse o dispositivo. Em seguida, ao apartear o pronunciamento do colega, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) informou ter recebido da própria Dilma a informação de que ela já estaria decidida a vetar esse ponto específico.

- O veto é necessário porque o abatimento desses papéis pelo chamado valor de face, como ficou estabelecido na triste emenda da medida provisória, acabaria onerando os cofres públicos porque o preço de comercialização dos papéis no mercado é, em média, 15% menor do que valor registrado para o título - pontificou Simon, antes de comemorar a decisão de Dilma.

Também em aparte, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) elogiou o pronunciamento de Simon e concordou com seus argumentos.



16/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço manifesta contrariedade com emenda que beneficia banqueiros em MP

PEDRO SIMON APRESENTA EMENDA PARA IMPEDIR CAPITALIZAÇÃO DE JUROS

Emenda de Pedro Simon garante inclusão de trabalhadores de baixa renda na Previdência

CPI CONVOCA PEDRO MALAN, CHICO LOPES E BANQUEIROS

Pedro Simon fala da ética em Pedro Aleixo

LUIZ OTÁVIO RECLAMA DE TRATAMENTO DADO POR PEDRO PARENTE AO PARÁ