Pedro Taques defende projetos que facilitam inclusão de pessoas com deficiência



O senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu em Plenário, nesta terça-feira (14), o apoio dos parlamentares para a aprovação de três projetos de lei de sua autoria que facilitam a inclusão de pessoas com deficiência.

Uma das propostas (PLS 323/2011) limita a exigência de laudos de avaliação para portadores de deficiência na aquisição de automóveis com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para facilitar o acesso ao benefício, o projeto prevê a realização de apenas uma perícia médica pela pessoa portadora de deficiência.

O projeto, disse Pedro Taques, foi aprovado em abril do ano passado no Senado e encontra-se atualmente parado na Câmara dos Deputados.

— São comuns as queixas de pessoas com deficiência que se vêem obrigadas a comprovar a sua condição em cada aquisição de veículo, numa via crucis constrangedora e logicamente desnecessária — disse.

Outro projeto para o qual Pedro Taques solicitou aprovação foi o PLS 130/2011, que dispõe sobre a isenção do IPI na aquisição de cadeiras de rodas por pessoas com deficiência bem como estabelece alíquota zero da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre as receitas decorrentes da venda de cadeiras de rodas às pessoas com deficiência.

A terceira proposição é o PLS 278/2012 que altera a Lei 10.098/2000 para dispor sobre a acessibilidade no serviço de atendimento ao consumidor dirigido à pessoa com deficiência visual e auditiva nas instituições financeiras.



14/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende inclusão de pessoas com deficiência

Geovani Borges defende inclusão das pessoas com deficiência

Azeredo defende medidas de inclusão social das pessoas com deficiência

Aprovadas propostas que facilitam a vida de pessoas com deficiência

Pedro Taques diz que projetos sobre terrorismo não têm nada a ver com manifestações

Cresce inclusão de pessoas com deficiência