Pedro Taques diz que suas emendas ao orçamento são definidas com participação popular



Em discurso nesta quarta-feira (21), o senador Pedro Taques (PDT-MT) informou que a destinação dos recursos de suas emendas ao Orçamento da União é definida de acordo com critérios específicos e com participação popular.

Em 29 de outubro de 2012, exemplificou o parlamentar, vereadores, secretários, cidadãos, servidores públicos e entidades civis participaram em Campo Novo do Parecis (MT) de audiência pública organizada para tratar da destinação dos recursos de suas emendas.

- O cidadão teve a oportunidade de opinar sobre as prioridades daquele local. E isso não aconteceu somente lá, doze cidades de Mato Grosso me ajudaram a dar um importante passo para o futuro – comemorou.

Pedro Taques disse que esse método é um tipo de “orçamento participativo” que prioriza a decisão popular.

- Muitos me chamaram de louco – disse.

O senador disse que as  emendas parlamentares individuais ao orçamento são muitas vezes usadas por políticos desonestos como moeda de troca por favores ou para beneficiar amigos.

- As emendas parlamentares individuais, ao meu juízo, transformam o Parlamentar em um verdadeiro despachante do Orçamento da União. Este é o nome - lamentou.

Entretanto, Taques acredita que as emendas devem servir para melhorar a vida dos cidadãos nos municípios. Ele explicou que separou os 141 municípios de Mato Grosso em oito grupos, juntando cidades mais desenvolvidas e cidades mais pobres em cada grupo. A cada ano de seu mandato, informou o senador, um desses grupos de cidades será beneficiado com recursos de suas emendas, bem como haverá ainda emendas destinadas ao estado como um todo. Escolhidas as cidades que serão beneficiadas, Taques promove a audiência pública para saber as demandas da população.

- Neste ano, tivemos 20 municípios na lista para receber os recursos. Desses 20, 12 municípios fizeram a sua audiência pública, discutiram com a população, levantaram democraticamente as suas prioridades e receberam o apoio que solicitaram – registrou.

Taques comunicou ainda que outras de suas emendas destinam recursos ao programa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República que beneficia conselhos tutelares da criança e do adolescente; para a reforma do Centro Médico Adauto Botelho, na capital Cuiabá; e para a vigilância de fronteiras, entre outros.

Em apartes, os senadores Paulo Davim (PV-RN) e Roberto Requião (PMDB-PR) elogiaram a fórmula criada pelo colega.



21/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques critica emendas individuais e pede mais participação popular nos orçamentos públicos

Pedro Taques defende maior participação popular na democracia

Odone critica desrespeito do governo Olívio às emendas definidas pela consulta popular

PDT quer consulta popular para legitimar reforma política, diz Pedro Taques

Pedro Taques explica destinação de emendas orçamentárias para municípios de MT

Aprovado incentivo à participação popular no Orçamento