Pedro Taques faz avaliação de seu primeiro ano de mandato




Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (15), o senador Pedro Taques (PDT-MT) fez um balanço do seu primeiro ano de mandato, em que apresentou 27 projetos de lei e 6 propostas de emenda à Constituição. Ele afirmou, no entanto, que um senador não deve ser avaliado pelo número de projetos, porque qualquer parlamentar pode recorrer a um "cola-cola" para isso.

Pedro Taques ressaltou que um dos projetos que apresentou transforma a corrupção em crime hediondo (PLS 204/2011). O projeto, segundo o senador, recebeu o apoio de mais de 500 mil pessoas em enquete realizada por meio do site do Senado. Outra proposta citada pelo senador, a PEC 21/2011, veda que parlamentares exerçam cargos no Executivo, o que, segundo Taques, é uma forma de fortalecer o papel fiscalizador do Senado.

Outras proposições apresentadas tratam da transparência dos atos do governo, com obrigação de publicação do conteúdo dos atos por meio da internet, e do combate à corrupção, fazendo com que as ações de improbidade tenham preferência na ordem de julgamentos do Poder Judiciário.

Os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Eduardo Suplicy (PT-SP), Sérgio Souza (PMDB-PR) e Ana Amélia (PP-RS), em apartes, elogiaram o discurso e a atuação do colega.

Primeiro discurso 

Pedro Taques também lembrou o primeiro discurso que fez no Plenário, no início do mandato, quando relatou a resposta que deu a um taxista que perguntou o que faz um senador.

- Eu disse a ele que, basicamente, um senador não constrói casas, não constrói hospitais, não constrói estradas. Esta não é a função de um senador. Um senador, basicamente, exerce três atribuições. A primeira atribuição é criar leis - explicou Taques, acrescentando que um senador também busca recursos da União para repassar ao seu estado e fiscaliza sua aplicação.



15/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques defende perda automática de mandato em caso de condenação criminal

Pedro Taques apresenta balanço de sua atividade legislativa no primeiro semestre

Pedro Taques defende votação da PEC 300

Pedro Taques: 'luto o bom combate'

Pedro Taques defende instalação de CPI do Cachoeira

Pedro Taques critica condução da economia